fbpx

Imagina você como cliente consumidor que vai adquirir um produto ou contratar um serviço. Uma coisa que é automática, consciente ou inconsciente é pensar que aquele produto ou serviço tem Qualidade. Nós só não pensamos em Qualidade, quando o tempo não permite e é curto ou quando estamos em situações de emergência. Vamos ver um exemplo.  Você está na rua e começa a chover muito. Aí você está na chuva sem guarda-chuva. De repente aparece do “nada” um vendedor criativo, oportunista e empreendedor informal que oferece a você a venda de um guarda-chuva a um preço super acessível. Você compra com certeza. Só que na primeira ventania ele se esfarela e quebra, mas o importante é enquanto o guarda-chuva esteve funcionando ele lhe protegeu do temporal e atingiu aos seus objetivos. Por que o guarda-chuva se desintegrou? Por que certamente este guarda-chuva é descartável e não foi fabricado com qualquer preocupação com a qualidade. Moral da história: sendo sabedor da péssima Qualidade do guarda-chuva com sua marca, você certamente não comprará outro igual em outra situação semelhante. Este vendedor jamais o terá como comprador daquele guarda-chuva com aquela marca.

A Qualidade, em situações normais, é tão importante no mundo dos negócios, que é o primeiro item e requisito a ser verificado em uma mesa de negociações. Se a sua empresa não tem qualidade nem senta na mesa!

COM a ATUAL EXIGÊNCIA dos CLIENTES a QUALIDADE é FUNDAMENTAL

Na nossa vivência diária, e sobretudo nas duas últimas décadas, o termo Qualidade é cada vez mais frequente no nosso Vocabulário, nos Clientes, nas Empresas e nos Negócios. Fala-se hoje muito em Qualidade de um Produto, Qualidade de um Serviço, Qualidade de Ensino, Qualidade de Vida, Qualidade de um Trabalho entregue, Qualidade Profissional e Qualidade no Trabalho em Casa (home office) e Qualidade no Trabalho quando estamos no Escritório. Com o aparecimento em todos os domínios de produtos cada vez com melhor Qualidade, as pessoas adquiriram uma nova cultura e tornaram-se mais exigentes e sensíveis para pormenores que anteriormente não eram levados em consideração. 

O conceito de Qualidade esteve inicialmente associado ao produto em si, tendo-se tornado cada vez mais abrangente à medida que as cobranças sobre Qualidade se generalizaram. O fornecimento de serviços acompanharam a Qualidade dos produtos, onde concluímos que Qualidade é fundamental em qualquer nicho de mercado.

A Qualidade, no sentido e importância que pretendemos dar, pode ser definida como uma forma de estar, de conviver, de consumir, de comprar, de vender e de atuar, no sentido de haver uma procura permanente de obtenção de melhores resultados a partir de um melhor desempenho de cada elemento interveniente no processo, é isto que chamamos de Qualidade Total, onde perseguimos à ”excelência”.

POR QUE uma EMPRESA EXISTE

Como qualquer empresa necessita de dispor e reter uma clientela, a Qualidade está sempre orientada para o Cliente, uma vez que é para ele e para a satisfação das suas necessidades e desejos que a empresa trabalha e existe.

OS OBJETIVOS de uma BOA GESTÃO da QUALIDADE

Dentre as metas cruciais e essenciais das empresas, para que tenhamos uma boa gestão da Qualidade podemos enumerar os seguintes, que objetivam a perenidade das organizações, perpetuando seus negócios:

1º Satisfazer as necessidades dos Clientes – a perfeição da empresa sob o aspecto da Qualidade corresponde à total sintonia entre o que é produzido e o que o Cliente tem de expectativa de ser o melhor que a empresa entrega. Isto é um item importante para a fidelização do Cliente.

2º Aumentar a produtividade – as falhas internas do produto ou serviço devem ser eliminadas, com uma boa gestão das “cabeças de obra”. Com isto a Qualidade tem a obrigação de ser aumentada sempre com o menor custo possível. Assim a Qualidade ajuda a fazer mais com menos, como também eliminar o desperdício.

3º Promover a realização sócio profissional dos trabalhadores – a Qualidade é fato primordial para que os colaboradores se sintam profissionalmente realizados e motivados, e com esta motivação eles vão sempre lutar para serem transformados em talentos humanos, onde eles vão se esmerar para fazer um trabalho de primeira e não ter retrabalhos.

4° Aumento da competitividade no mercado – a partir do momento que sua empresa fizer uma gestão eficiente da Qualidade, seus Clientes ficarão muito mais satisfeitos, tendo como consequência imediata a maior produtividade com menores custos em geral. Isto se refletirá em menores preços, melhores vendas com a Qualidade mantida.

O PAPEL da MELHORIA CONTÍNUA

Mais do que apenas investir em obter processos, serviços e produtos otimizados, a Organização tem que pensar na melhoria contínua. Ou seja, o foco deve estar em criar uma atuação que não se acomoda com os resultados obtidos, e quer sempre mais.

Por melhor que uma determinada etapa, atendimento ou um elemento pareça, sempre é possível otimizá-lo e melhorá-lo. É a melhoria contínua a responsável por buscar novas oportunidades e parâmetros de desempenho, ou seja nunca desistir de fazer melhor. Podemos exemplificar, fazendo analogia com um atleta: por mais que ele ache que alcançou o recorde, mesmo que ganhando a medalha de ouro, com muito treinamento ele pode melhorar e alcançar uma melhor marca. São com estes desafios de se perseguir sempre melhores resultados que os recordes são batidos em todas as olimpíadas

Outra afirmação errada que comumente ouvimos nos esportes é: “time que está ganhando não se mexe”. Errado, principalmente quando estamos no mundo dos negócios. A melhoria é sempre possível, até olhando para nossos adversários que lutam por uma vitória sobre nós, eles constantemente vão se aprimorar e inovar sempre, e se não mexermos no time, a concorrência vencerá e nos ultrapassará.

Tal questão traz todos os benefícios da aplicação da gestão de Qualidade e vários outros. Com a atuação contínua e consistente, o negócio se torna mais dinâmico e robusto. O tempo de resposta às necessidades dos Clientes é menor e a mudança passa a fazer parte da rotina, mas atenção não podemos nos acomodar com a rotina. Ganharemos sempre que mudarmos sempre.

Melhoria contínua ajuda na consolidação e aumento de market share  de mercado, além de contribuir para um desempenho que é cada vez melhor e diferenciado.

APOSTA NA “NÓS QUIPE”

Para existir Qualidade, é preciso que existam pessoas com a necessidade do pertencimento no sucesso das empresas em que trabalham, motivadas e sempre com vontade de fazerem cada vez melhor, onde todos se unem em time para a melhoria contínua e alcance da excelência.

EU NÃO…..NÓS!…..NÓS QUIPE

Rumo ao COVID zero!…..nova normalidade…..#novanormal…..

SUCE$$$UUU SEMPR$E !!!

Sérgio Rocha Lima – Consultor, mentor e professor

www.rochalimaconsultoria.com.br