loader image

Clube Empreendedor

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra pronta para um bom serviço; a falta de orçamento; e um quadro de funcionários enxutíssimos. Dessa forma, elimina-se disponibilidades de tirá-los da operação.

Tive essa angústia de 2006 a 2010, ano em que o Treinamento Cult pulsou, ainda sem nome e sem projeto escrito.

Roulien Boechat: ”Parabéns pela iniciativa, pelo projeto, pela sensibilidade em relação ao ser humano e à arte. Fico muito feliz e lisonjeado por ter feito parte desse dia, que todos levam para si o aprendizado e riqueza cultural de cada exposição visitada.”

Caso de sucesso
A experiência que voltou a acontecer, em dezembro de 2022, no espaço cultural dos Correios, oferta ao mercado de Franchising a possibilidade de derrubar a resistência dos colaboradores por não utilizar métodos tradicionais, ou poderia caretas, com auditórios e salas de aula.

Nossas escolas são chatas, antigas e não conectam com os jovens. Levá-los para uma visita cultural guiada, quebra esse paradigma que terão uma aula antiga.

A Cultura exposta mexe com emoções, abre ouvidos pelo coração a possíveis respostas. Os ambientes bem mantidos, refrigerados e modernos das salas culturais coloca qualidade na entrega da empresa para seus funcionários.

Caberá ao treinador a flexibilidade para propor uma roda e, com todos sentados no chão, trazer de forma didática as o que deseja formar o time.

Posso contar que tenho parceiros – curadores, diretores de espaços culturais e artistas – nessa experiencia inovadora.

A nossa coordenadora do Treinamento Cult é best friend dos mais variados artistas que expuseram obras ou cantaram para nossos times. Somos disputados, com direito a ciúmes, entre os gestores culturais.

Proponho

Pode ser presunção, que seja, mas quero te propor, Empreendedor, que utilize os espaços públicos de cultura como cenário para transformação do seu paradigma de atendimento. Formações, por meio desse projeto já ocorreram por todo o Brasil. Empresas diversas aprenderam essa metodologia.

Prêmio

O Treinamento Cult: Qualificação Profissional, Experiencia Cultural e Responsabilidade Social foi vencedor do Prêmio Ser Humano da ABRH-RJ, ano 2019.

O ano mais vitorioso do idealizador do projeto, escritor desse artigo e flamenguista.

“A arte existe porque a vida não basta”, Ferreira Gullar.

Autor:
MAURICIO SALKINI é administrador e empreendedor, com experiência em franquias: Bobs, Kopenhagen e Rei do Mate. Implantou negócios no franchising, localizados em shopping, supermercado, rua e estação de transportes – barcas, trem e metrô. Vencedor dos Prêmios “Ser Humano” ABRH-RJ: Treinamento Cult (2019) e Primeiro Trabalho Decente (2021). Reconhecido (2022) pelo Selo Diversidade/ Prefeitura de Niterói, na área de Direitos Humanos. https://linktr.ee/msalkini

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?