fbpx

 

O ambiente digital é extremamente veloz e dinâmico. Segundo dados da consultoria Smart Insights:

3,3 milhões de posts são publicados no Facebook

29 milhões de mensagens são trocadas pelo WhatsApp

500 horas de vídeo são carregadas no YouTube

A grande velocidade e volume de informações favorecem a visibilidade das marcas, no entanto gera também alguns  riscos. Nós vamos mostrar quais são esses perigos que sua empresa corre na internet e como enfrentá-los.

Perfis falsos

Um pesadelo enfrentado pelos empreendedores são o plágio e uso indevido das marcas. Os perfis falsos são responsáveis por isso no meio digital. Golpistas podem usar a logo e o nome da empresa para vender produtos plagiados, o que cria uma concorrência ilegalmente desleal.

Uma das vítimas dessa armadilha foi a marca Airbn. Os criminosos copiaram as fotos, descrição e localização dos imóveis anunciados no site, criando ofertas com preços mais baixos em outros sites de classificados.

Um email foi utilizado para fechar negócios e, infelizmente, alguns clientes do Airbnb foram vítimas do golpe. A empresa se posicionou, e orientou os consumidores, após a repercussão que o caso ganhou.

É importante saber que, em caso de plágio, a sua marca precisa ser registrada e ter a posse do domínio para que a empresa possa tomar as medidas cabíveis. Caso contrário, você não poderá reivindicar alguém que esta reproduzindo ou imitando seus produtos.

Fake news

As notícias falsas invadiram a internet e já circulam nas mídias sociais e em aplicativos de mensagem como o WhastApp.

Muitas são inofensivas e surgem como um vírus. No entanto, algumas delas podem ser destruidoras, envolvendo nomes de marcas, como a sua, trazendo consequências muito negativas.

Uma empresa que foi vítima das fake News foi o Supermercado Guanabara. Divulgaram um boato de que a rede não faria promoção de aniversário da empresa, o que desagradou muito os clientes. Através de monitoramento do ambiente digital, a empresa detectou o boato, agindo rapidamente e revertendo a situação através de ferramentas de divulgação na internet.

 

Reclamação de clientes

Em meio às insatisfações que existem na internet, sites como o Reclame Aqui podem definir o comportamento de compra dos internautas. É importante saber como é vista sua reputação por lá?

Segundo dados da Revista Exame, atualmente, as reclamações em mídias sociais causam mais danos às marcas do que o Procon.

Existem obstáculos que sua empresa pode encontrar na internet, porém, eles podem ser contornados através de ações simples:

Respostas em tempo hábil: empresas que deixam o cliente sem resposta ou que demoram para dar um retorno caem no conceito das pessoas.

Buscar uma boa reputação: Excluir comentários negativos não resolve, muito pelo contrário, pode piorar a situação. Procure ouvir o problema e solucioná-lo ou desculpar-se com a pessoa.

A presença digital é indispensável para qualquer marca. Gigantes do mercado, como a Brastemp e o Supermercado Guanabara, realizam um monitoramento eficiente (o Fixar Play é uma boa ferramenta para isso) e geram longevidade para suas marcas.

Fundador da About Grow. Cria estratégias de Marketing Digital com base no Inbound, desenvolve websites e e-commerces, participa dos processos de criações gráficas, escreve artigos e estuda Data Science e Big Data. Apaixonado por empreendedorismo.

%d blogueiros gostam disto: