fbpx

MUDAR para SOBREVIVER

Como o coronavírus causou estragos na economia global, muitas empresas se viram obrigadas a mudar para sobreviver. Designers estão fazendo máscaras. Destilarias estão fazendo álcool em gel e o drive-in foi reinaugurado com uma roupagem totalmente diferente e adaptado. Está com suas sessões lotadas. Esses são os tipos de adaptação que devem ocorrer já que a vida não vai voltar ao “normal” até que se descubra a vacina antivírus, e onde apenas um terço das pequenas empresas possuem fôlego financeiro para sobreviver, pois estão vivas perante a um desligamento que dura mais de três meses. A receita com a venda para Clientes à moda antiga acabou e muitas empresas estão tentando desesperadamente se adaptar ao novo. Todos estão procurando os seus Clientes novos e antigos e tentando mudar para o online, para o digital, reconfigurando e se reinventando em tudo. Estão tentando todas as formas para manter algum dinheiro entrando, durante esta fase. 

VALIDADE nas TENTATIVAS de ADAPTAÇÃO

O mundo mudou e vai mudar ainda mais. Diante disso, fica a pergunta: como ficarão as empresas? Como elas deverão agir diante de tantas mudanças?

Temos que pensar que estas mudanças apenas começaram. Elas tendem a se intensificar ainda mais, pois as empresas estão reagindo a tudo isto, aliando-se a tecnologia, digitalizando suas rotinas, seus processos, seus produtos / serviços e absolutamente tudo o que podem – é uma tentativa de sobreviver ao que estamos vivendo. Pequenas e micro empresas, que antes atendiam presencialmente as pessoas na sua vizinhança, hoje se aventuram e tentam se tornar digitais, oferecendo seus produtos e serviços por e-commerce sem levar em conta as distâncias geográficas. É uma verdadeira revolução digital que trará benefícios para muitos, como redução de preços, devido à desmobilização de escritórios, redução das despesas com transportes e redução de todo tipo de custos fixos. Sem medo de errar, os empresários e as empresas que não conseguirem se adaptar a nova normalidade terão grandes problemas.

NOVAS COMPETÊNCIAS e MOTIVAÇÕES serão NECESSÁRIAS

Muitos que pelo confinamento foram obrigados a trabalhar em casa, home office, vão perceber que sua qualidade de vida melhorou, embora no início a impressão que se tinha que estávamos muito infelizes, uma vez que não poderíamos mais sair de casa. Mas aos poucos fomos verificando que o tempo angustiante que se perdia no trânsito e nos transportes foram minimizados. As pessoas agora podem almoçar em casa, de forma mais saudável, com uma hora de almoço, e tirar uma siesta após o almoço. Vamos começar a descobrir, que além de outras mudanças estamos tendo um melhor aproveitamento do tempo, sem a correria corriqueira. Porém com esta nova normalidade, as pessoas devem ter muito mais que um bom currículo. Precisarão serem capazes de realizarem multitarefas, não podendo ser mais especialistas em nada, devem ter disciplina, resiliência, empatia e adaptabilidade para conjugar os mundos pessoal e profissional com eficiência. Além disso, será necessário ser capaz de observar o mercado, as inovações e entender as tendências – isso porque, como foi dito anteriormente, é provável que ainda nem tenhamos iniciado as mudanças mais radicais. O profissional que ainda está atuante no mercado, e é empregado, deve estar trabalhando de forma motivada, uma vez que certamente seu desempenho profissional e entrega de resultados melhoraram, e o tempo está sendo um aliado importante.  

AS LIDERANÇAS e o PROPÓSITO das MOTIVAÇÕES

Os líderes devem prestar atenção especial no investimento em seus colaboradores. Falando em atenção Mary Barra, presidente e CEO da GM, disse: “Estamos orgulhosos de nossos colaboradores, uma vez que estão mais qualificados, pois aproveitamos muito o nosso tempo em treinamentos para atender às novas necessidades dos nossos clientes, durante essa pandemia global. As equipes estão trabalhando juntas com uma incrível paixão e comprometimento.”

Isto também se deve a motivação natural das pessoas, uma vez que motivação por si só é uma força interior que é particular de cada indivíduo e vem de dentro para fora, que chamamos de entusiasmo. Os líderes através do reconhecimento são os responsáveis por potencializar a motivação nas pessoas, uma vez que ninguém motiva ninguém. A motivação vem da própria pessoa. Outra maneira que contribui com a automotivação é o autoconhecimento que é conhecer quem somos, descobrir o que dá sentido à nossa vida, o que sem dúvida estamos abrindo portas para a nossa felicidade. É através do autoconhecimento que podemos fazer as melhores escolhas, tomar as melhores decisões tanto na vida pessoal como na profissional e assim trazer satisfação pelas nossas tarefas e desafios, mesmo em tempos de crise.

MUDANÇAS CRIATIVAS COM SOLUÇÃO É INOVAÇÃO E NÃO INVENÇÃO

Pessoas e empresas vão mudar e estão mudando, o que trará significativos modos novos nos comportamentos de todos. Isso implica em novos desejos e necessidades, que vão forçar o desenvolvimento de novos produtos e serviços para solucionar os problemas recém-surgidos, onde a pesquisa será uma forte ferramenta que ajudará também a atender e entender as necessidades do mercado. E quais são elas? Ainda não sabemos, e é por isso que os profissionais terão que se antecipar a estas mudanças, buscando exercitar a empatia para entender o que as pessoas querem e precisam, assim vão ter que ter proatividade.

Haverá um gap para novas oportunidades, e assim compreender que enxergá-las será necessário aos novos profissionais.

Haverá uma complexidade maior, pois tudo é novo e ainda não sabemos o que virá nem quando virá. Não existe nenhum caso de sucesso para nos basearmos. Portanto, a capacidade de solucionar problemas complexos de forma criativa será mandatória.

O mindset inovador tende a ser, cada vez mais, uma condição para aqueles que querem manter-se no mercado. 

NOVOS PROFISSIONAIS MAIS MOTIVADOS – SUPERAÇÃO

Tudo vai mudar e continuará mudando. Os profissionais deverão estar mais motivados e precisam dar não mais os seus 100%, mas 200% de produtividade, tornando-se mais ágeis, comprometidos, estudiosos, criativos e capazes de compreender a mudança como uma rotina.

Parece assustador? Sente que não vai dar conta? Mas o que esperar após uma pandemia global, onde todos sem exceção foram atingidos? Talvez, para alguns, tudo pareça algo surreal ou um pesadelo. Na realidade, esta é somente o início da NOVA NORMALIDADE que devemos encarar como esperança de dias melhores com mais motivação, onde isto é SUPERAÇÃO.

Rumo ao COVID zero!…..nova normalidade…..#novanormal….. 

SUCE$$$UUU SEMPR$E !!!

Sérgio Rocha Lima – Consultor, mentor e professor

www.rochalimaconsultoria.com.br