fbpx

O que você pensa quando imagina uma pessoa aposentada? Talvez alguém idoso, em casa, com uma bengala. Acertei? Pendurar as chuteiras é, oficialmente, um termo ultrapassado para os novos aposentados.

Encerrar uma jornada de trabalhos formais não significa o fim da carreira. Pelo contrário! Quase todos os profissionais, ao longo de sua jornada, tiveram uma ideia incrível ou um projeto que nunca saiu do papel.

Por que não abraçar essa ideia para garantir uma renda extra? Será que esse não é um bom momento para olhar com atenção para seus sonhos e transformá-los em um empreendimento?

Nesse post, você saberá se vale ou não a pena empreender após aposentadoria! Por isso, continue lendo!

Afinal, vale a pena empreender após aposentadoria?

Apesar de uma certa generalização em torno da figura do aposentado idoso e caseiro, a realidade hoje é bastante diferente. Segundo uma pesquisa do SEBRAE, mais de 23% do aposentados pretende continuar trabalhando de alguma forma.

Isso porque nem todos os profissionais enxergam a aposentadoria como férias eternas. Ainda há muita energia e muitos desafios para alguns! O aposentado pode agregar conhecimentos e ampliar sua visão de mundo com um negócio próprio.

O empreendedor aposentado naturalmente já desenvolveu muitas competências profissionais ao longo de sua carreira. Isso faz com que ele tenha mais experiências do que empreendedores mais jovens, além de mais tempo livre para conduzir seu negócio.

O que fazer para empreender após aposentadoria?

Para empreender em qualquer momento da vida é fundamental estudar, e muito! Segundo o SEBRAE, uma das deficiências do empreendedor aposentado é a capacitação.

Com o surgimento de tantas soluções tecnológicas, é preciso saber como elas podem ser utilizadas em prol do crescimento do negócio. Por isso, se você já empreende ou pensa em ter o próprio negócio mesmo depois de aposentado, invista em adquirir conhecimentos.

Se você chegou até aqui, já deve saber que vale a pena sim tirar aquela ideia do papel e empreender após aposentadoria! Então cadastre-se em nosso clube clicando aqui e aprenda muito mais sobre empreendedorismo.

Compartilhe com quem precisa ler!

 

 

Luís Cláudio de Souza Leão é um Engenheiro Carioca. Ícone do empreendedorismo, é o CEO da AGF Correios São Luiz Gonzaga, sendo ela uma das maiores do Rio de Janeiro. Em sua luta por direitos dos empresários e empreendedores, atua como Diretor-Presidente no Clube Empreendedor RJ, Presidente da Câmara Setorial de Sustentabilidade Meio Ambiente e Regularizações na Câmara Rio, Coordenador do BNI Respeito e Diretor do G10

%d blogueiros gostam disto: