fbpx

Muitas pessoas acreditam que no meio corporativo, o que deve evoluir primeiro lugar é sempre a empresa, e com isso o empreendedor acaba ficando em segundo plano, mas agir dessa forma é um grande erro.

Nesse caso, o fator equilíbrio é algo que sempre deve prevalecer. A medida que a empresa cresce, o empreendedor precisa se adaptar às constantes mudanças que são frutos desse crescimento, para garantir que o seu ritmo e desempenho dentro da companhia não decline com o tempo.

Sendo assim, todo empreendedor precisa saber o que precisa fazer para evoluir junto com a empresa. E você, sabe como fazer isso?

Se a resposta for não, continue sua leitura e descubra como crescer na mesma proporção que sua empresa.

Empreendedor: Dicas para evoluir em sintonia com a sua empresa

 

O empreendedor precisa desenvolver suas habilidades e competências pessoais para conseguir crescer juntamente com sua empresa. Esse é um fato muito importante, pois sem haver essa sintonia, dificilmente você alcançará o destaque frente aos seus concorrentes, bem como o sucesso que deseja com o seu negócio.

Mas, então, como fazer isso? A primeira dica que deve seguir é:

Não tente fazer tudo sozinho

 

Achar que pode construir um grande negocio sozinho, sem a ajuda de ninguém é um grande erro. Para isso, você terá que contar com o apoio de outras pessoas, dando a autonomia necessária para que elas mostrem do que são capazes de fazer em prol do crescimento do seu negócio.

Nesse caso, delegar tarefas é muito mais essencial do que tentar fazer as coisas sozinho. Pense nisso!

Saiba gerir os seus gestores

 

A medida que a empresa vai crescendo, novos grupos vão se formando dentro da empresa. E você como empreendedor precisa saber gerenciar os líderes de cada grupo.

Apesar de ser uma etapa complicada, ela é extremamente necessária para garantir que sua empresa consiga sobreviver mesmo quando você não puder estar por perto.

Desenvolva ou aprimore a capacidade de mentor

 

Outra dica para crescer em sintonia com sua empresa é procurar aperfeiçoar sua capacidade de mentor. Isso porque com a expansão do negócio, chegará um momento em que você, enquanto empreendedor, terá que construir uma relação de confiança com seus liderados.

E para isso acontecer, você precisa desenvolver habilidades para saber conversar, ouvir e ensinar cada um deles.

Nesse momento, surgirão dúvidas e muitas conversas difíceis, mas não deixar isso lhe abater e seguir em frente, tomando decisões importantes e que garante o andamento das operações no seu empreendimento é o que lhe mostrará o quanto tem evoluído desde a fase de “executor” da empresa.

Seguindo essas dicas, você estará dando passos importantes para acompanhar a evolução do seu negócio e evitar possíveis falhas que surgiriam caso não houvesse essa sintonia.

Luís Cláudio de Souza Leão é um Engenheiro Carioca. Ícone do empreendedorismo, é o CEO da AGF Correios São Luiz Gonzaga, sendo ela uma das maiores do Rio de Janeiro. Em sua luta por direitos dos empresários e empreendedores, atua como Diretor-Presidente no Clube Empreendedor RJ, Presidente da Câmara Setorial de Sustentabilidade Meio Ambiente e Regularizações na Câmara Rio, Coordenador do BNI Respeito e Diretor do G10

%d blogueiros gostam disto: