fbpx

Nesta sexta-feira (29/6), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lançou no Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, a Fomenta Rio (Agência de Fomento do Município do Rio de Janeiro S/A) e movimentou o empreendedorismo carioca. A missão dessa agência consistirá em promover ações que possibilitem o desenvolvimento econômico e social da cidade.

A nova estatal carioca irá formular estratégias para atração de investimentos privados, geração de empregos e melhoria do ambiente de negócios no território carioca. A iniciativa do Executivo municipal foi criada em parceria com a Câmara Empresarial Rio, que reúne executivos e empresários em busca de ideias inovadoras para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.

Uma das principais finalidades é o estímulo do desenvolvimento de micro e pequenas empresas e de empreendimentos de economia solidária, a partir, por exemplo, de parcerias com instituições financeiras com o objetivo de oferecer microcrédito a empreendedores.

Geradora de oportunidades, a agência irá identificar projetos, investimentos e atividades desenvolvidas ou programadas pela iniciativa privada ou pelo Poder Público e sugerir melhorias e formas sinérgicas de atuação.

Em pronunciamento no evento, o prefeito afirmou: “O ânimo e a esperança dos empresários são demonstrações de que a cidade tem homens e mulheres capazes de fazer política como tem que ser feita. Vamos combater o egoísmo e o corporativismo e construir o bem comum”.

O trabalho de captação de boas ideias que possam se transformar em projetos terá a participação também da Câmara Empresarial Rio, na qual o Presidente do Clube Empreendedor RJ, Luis Cláudio Souza Leão, também exerce o cargo de Presidente da Câmara Setorial de Sustentabilidade, Meio e Ambiente.

“Aqui no Rio, a inovação sempre teve valor”, afirmou Paulo Protásio, novo Presidente Executivo da agência Fomenta Rio. A Fomenta Rio é a primeira estatal carioca a nascer em acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade das Estatais, de âmbito federal, que criou critérios mais rígidos de governança para empresas públicas e de sociedade mista.

Novamente, o Clube Empreendedor esteve presente e atuante nos acontecimentos mais importantes no que diz respeito ao empreendedorismo carioca. O evento recebeu, além da Diretoria do Clube, diversos membros atuantes no ecossistema empreendedor da nossa cidade.

Se você é empresário e deseja estar no cenário do empreendedorismo no Rio de Janeiro, cadastre-se em nosso Clube clicando aqui

 

Luís Cláudio de Souza Leão é um Engenheiro Carioca. Ícone do empreendedorismo, é o CEO da AGF Correios São Luiz Gonzaga, sendo ela uma das maiores do Rio de Janeiro. Em sua luta por direitos dos empresários e empreendedores, atua como Diretor-Presidente no Clube Empreendedor RJ, Presidente da Câmara Setorial de Sustentabilidade Meio Ambiente e Regularizações na Câmara Rio, Coordenador do BNI Respeito e Diretor do G10

%d blogueiros gostam disto: