fbpx

Quem já escutou a frase: “Quem tem contato tem tudo?”. É isso mesmo! Nos tempos atuais, o cultivo da rede de contatos é mais do que essencial. Conheça as melhores dicas para melhorar seu networking. Na vida profissional fazer networking abrirá muitas portas para a carreira. Com os laços fortalecidos, ficará muito mais fácil obter relevância no mercado.

Afinal, no momento atual é de extrema importância frequentar ambientes e espaços voltados à empreendedores, investidores e outros possíveis parceiros para abrir portas profissionais para clientes, por exemplo. Vale lembrar que para melhorar e ampliar o seu networking não basta apenas frequentar tais espaços, por isso listamos aqui as principais dicas!

Defina interesses e metas

Primeiro de tudo você precisa estipular quais são as suas principais metas e interesses com o networking. Por exemplo: Mapeie pessoas, locais e eventos que sejam de importância para o seu negócio ou carreira. Ponha no papel! Faça uma lista com as conexões e quais portas tal contato poderá abrir para você.

Fazendo essa lista, ficará muito mais fácil entender o que você quer e onde quer chegar. Você ainda pode definir prazos, como definir frequentar espaços 1 vez por semana por exemplo.

Amplie e se aproxime das pessoas

O próximo passo é ampliar a rede e se aproximar das pessoas. Após mapear os locais e conexões, vá atrás! Espaços muito interessantes para isso são os meetups. Para quem não conhece, são encontros de investidores e empreendedores em espaços de trabalho que são compartilhados. É importante estar em ambientes que as pessoas do seu interesse comum estejam presentes.

Você ainda pode fazer uso das redes sociais ao seu favor. Grupos virtuais também são muito frequentes, além do mais você pode acompanhar influenciadores do seu segmento para saber mais informações sobre eventos. Afinal, o mundo virtual é uma oportunidade de relacionamento para o universo offline.

Vire referência: escute e fale

Virar referência no seu segmento é preciso. Saiba ouvir, principalmente ouvir nos encontros ou eventos que participar. E claro, fale quando necessário. Apresente-se, mostre para quê veio, quais são seus interesses, mas não de uma forma agressiva.

Para criar vínculos aproveite para ajudar os seus contatos. Trocas de favores são muito bem-vindas para melhorar o seu networking. Automaticamente novas oportunidades serão criadas com o passar do tempo.

Organize interesses mútuos

Depois de enfim conseguir bons contatos é hora de organizá-los. Coloque-os em listas, tenha em redes sociais e divida-os por interesses ou segmento. Se você trabalha com clientes, separe os contatos por segmentação. Se tiver contatos pessoais para carreira profissionais, categorize por proximidade.

Dessa forma, você conseguirá acionar a pessoa desejada sempre com facilidade e praticidade!

Mantenha-se ativo

Aqui a frase “Quem não é visto não é lembrado” faz muito sentido. Preste atenção se está sendo convidado para eventos, se seus contatos de pedem ajuda ou opinião. Isso tudo é uma construção de laços, e você não pode abandonar os seus contatos.

Por isso, nossa dica é: mantenha-se ativo, mesmo quando tiver uma boa cartela de conexões, continue participando de eventos e claro, não se esqueça dos contatos já existentes!

Se estiver buscando conexões e um clube para chamar de seu, cadastre-se agora mesmo.

Nós do Clube Empreendedor estamos à postos para promover novos negócios entre nossos membros.

 

Luís Cláudio de Souza Leão é um Engenheiro Carioca. Ícone do empreendedorismo, é o CEO da AGF Correios São Luiz Gonzaga, sendo ela uma das maiores do Rio de Janeiro. Em sua luta por direitos dos empresários e empreendedores, atua como Diretor-Presidente no Clube Empreendedor RJ, Presidente da Câmara Setorial de Sustentabilidade Meio Ambiente e Regularizações na Câmara Rio, Coordenador do BNI Respeito e Diretor do G10

%d blogueiros gostam disto: