fbpx
loader image

Clube Empreendedor

GESTÃO DE EMPRESA É UM DESAFIO PARA EMPREENDER

Pela fase atual que atravessamos existem muitas pessoas inclinadas e empreender, face ao cenário realista da dificuldade em se conseguir um emprego.

Normalmente estas pessoas tem uma especialidade e um dom: uns sabem fazer bolos, outros gostam de PETs, outros começaram a fazer comida caseira, e pelos elogios e pelo consumo familiar se especializaram em gastronomia, outros são craques em artesanatos e outros com a habilidade de desenvolvimento de aplicativos. Normalmente estes jovens criativos e tecnológicos, fornecedores de APP, têm o desejo de se tornarem um Mark Zuckerberg, o idealizador da startup Facebook. Os especialistas profissionais alertam que se ter um dom é muito bom e pode ser o princípio do futuro empreendedor. Só que existem outras especializações e conhecimentos que devem ser acrescentadas a este dom, uma vez que isto não é necessário e suficiente para se ter uma empresa de sucesso. Um dos principais motivos que levam aos empreendedores não terem sucesso é a falta de planejamento e falta de domínio de como fazer uma boa gestão.

NÚMEROS COMPROVADOS do DESEMPREGO – EMPREENDEDORISMO POR NECESSIDADE

Muitos especialistas vêm prevendo desde o ano passado, e agora com as previsões acrescidas do confinamento que estamos convivendo, a pandemia,  a comprovação através de fatos e dados que com o desemprego em massa, cresce também o número de novas empresas abertas no Brasil. O empreendedorismo por necessidade se mostra como consequência de um mercado de trabalho no qual a oferta é menor do que a procura.

Na edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 17 de agosto de 2020, a taxa de desemprego alcançou 13%, o que representa 13,5 milhões de pessoas em busca de postos de trabalho e a procura insana de emprego formais ou informais.

EMPREENDEDORISMO como SOLUÇÃO e DESAFIO

Não por acaso, sem perspectivas do aumento da oferta de trabalho, a alternativa encontrada por muitos que procuram empregos para levar o sustento para casa, foi encontrada através da abertura de empresas. Por constatação nestes cinco primeiros meses do ano foram gerados 955.369 novos negócios registrados no país, um recorde para o período. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. O número comprovado através de fatos e dados não nos deixam mentir que negócios estão sendo gerados e não estão na nuvem, eles realmente existem.

A partir da árdua conquista de um CNPJ, esses empreendedores iniciantes, cada um com as suas especialidades e dom, assumem um novo desafio empreendedor: aprender como gerir uma empresa com a preocupação de sustentabilidade, crescimento e longevidade.

EXPERTISE de um BOM GESTOR

Ser empresário enfrentando a jornada empreendedora no dia a dia, não significa que você sabe como gerir uma empresa. Afinal, tirar o negócio do papel, após o Plano de Negócios, em que pese o processo moroso de abertura de empresas, caro e burocrático, ainda é menos difícil do que gerenciá-lo com sucesso.

Há características e atitudes esperadas de um bom gestor que independem do cenário no qual ele iniciou o seu empreendimento, onde este acreditava que só saber fazer bem alguma coisa e ter vocação para negócios eram suficientes para a implantação de uma empresa bem sucedida no mercado. Então, seja você dono de uma empresa recém-aberta ou que ainda não se encontrou no mercado, veja quais são as competências básicas que são esperadas do primeiro executivo da empresa, onde você terá que ser um EUPRESÁRIO, cuidando em um primeiro momento do estratégico, tático e operacional e ainda sendo o condutor principal dos negócios.

LÍDER

Ser líder é fazer com que todos do seu time tragam resultados, através do encantamento dos clientes externos, fazendo com que os clientes internos tragam receitas e com a responsabilidade de fideliza-los.

Atributos essenciais do Líder:

– FLEXIBILIDADE

Estar receptivo as mudanças

– CRIATIVIDADE

Capacidade de resolver problemas velhos com soluções novas, ou problemas novos com soluções antigas, mas com experiência e personalizadas

– CONFIABILIDADE

Integridade e ética, os líderes que inspiram confiança com seus clientes internos e seus consumidores, alcançam mais resultados para sua empresa. A confiabilidade tem a ver com o que você fala e o que você faz

– SUSTENTABILIDADE

O líder torna a empresa sólida e longeva, assim como também se preocupa com a diversidade, responsabilidade social e meio ambiente

– HUMANIDADE

O líder tem que enxergar as pessoas que produzem resultados, como gente e seres humanos respeitados, assim como também ter tratamento humanizado com seus clientes, fornecedores e prestadores de serviços, representados por pessoas.

Há diversas formas de se mostrar como um líder se comporta na empresa. Essa formas aparecem tanto ao dar o exemplo aos seus talentos humanos quanto ao delegar tarefas e responsabilidades, o que significa confiar naqueles que trabalham para você.

– RESILIÊNCIA

Capacidade do líder lidar com problemas, adaptar-se à mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressões de situações adversas, choque com situações inusitadas, estresse, algum tipo de evento traumático, surpresas desagradáveis profissionais, entre outros. Após a passagem por estas situações superando-as, ele volta as condições normais como se nada tivesse acontecido e absorvendo ensinamentos da situação.

O líder empreendedor deve focar em pessoas e em resultados.

LIDERAR com o OLHAR EMPREENDEDOR é ter SEMPRE EM VISTA NOVOS HORIZONTES

Liderar vai muito além do aqui e agora. Significa ser visionário com o espírito empreendedor, conhecer o negócio em todos os seus aspectos, conhecer e prever cenários futuros e ter a coragem de dar a ele o que necessita a níveis de recursos humanos, financeiro, operacional, marketing, comercial, gestão e análise da concorrência, assumindo riscos calculados a partir de um planejamento estratégico bem definido e um Plano de Negócios bem elaborado.

A atenção e integração dos processos, melhoria contínua, produtividade, competitividade e garantia da qualidade auxiliam ao empreendedor a ter sucesso no seu empreendimento.

A iniciativa e proatividade na forma de agir e o respeito na maneira de se relacionar tanto com os clientes internos quanto nos clientes externos são imprescindíveis para o empreendedor que deseja gerir uma empresa de forma eficiente e eficaz.

EMPREENDEDOR deve SABER de TUDO

Estamos diante da cultura do compartilhamento, onde o empreendedor tem a obrigação de saber de tudo ou quase tudo do que acontece minuto a minuto na sua empresa e no mundo externo. Para isto necessita de uma boa gestão e um bom sistema de informações. É imprescindível que ele também esteja muito bem assessorado por profissionais externos experientes que sempre lhe aconselharão a melhor direção e o melhor caminho a escolher.

Seu foco deve ser nos clientes internos e externos pois são eles que vão trazer resultados nas vendas e são a maior riqueza de qualquer empresa, sendo a receita item prioritário na condução de qualquer negócio.

VENDER, VENDER e VENDER

Não existe empresa e empreendedor sem negócios. Sem negócios não existe receitas. Sem receitas o empreendimento entra para a triste estatística das empresas que não deram certo e fecharam. Então a conclusão é: dá para perceber que sem vendas a empresa não vai para frente? Sempre que um negócio é fechado, gosto de falar que não “fechamos” nada e sim “abrimos um relacionamento”, envolvendo produto ou serviço, isso gera informações ao financeiro e toda a empresa que participou da pré-venda e venda. Quando falamos da venda de uma mercadoria, há também um alerta ao estoque, atendimento ao cliente e ao empreendedor, pela atenção na entrega. Com uma pós-venda muito bem feita, certamente isto vai demandar uma nova compra, o responsável pelo comercial também precisa ser acionado e estar atento, uma vez que o processo precisa estar muito bem definido e permeado por toda empresa  em regime de interdependência, para tudo dar certo. A questão a responder é: como garantir que a informação daquela venda transite por todos os setores de forma eficiente e rápida? Aí alertamos para a necessidade de um sistema de gestão ágil e eficiente, que pode ter o seu funcionamento através da tecnologia, automatizando-a e assim garanta que tudo funcione como uma máquina lubrificada, para que o cliente se sinta como um rei.

Rumo ao COVID zero!…..nova normalidade…..#novanormal…..

SUCE$$$UUU SEMPR$E !!!

Sérgio Rocha Lima – Consultor, mentor e professor

www.rochalimaconsultoria.com.br

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Buscar

Mais matérias

GENTE é REALMENTE IMPORTANTE?

Tenho citado em muitas das minhas consultorias a importância do capital humano nas organizações. Para um empreendimento dar certo existem três áreas fundamentais que a

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A SUA EMPRESA

Existem inúmeras, veja baixo algumas dicas:1) Crescimento: Buscar novos canais de distribuição, investir em constante melhoria e agregando outros produtos e serviços complementares através de

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?