Uma empresa que fica “parada no tempo” não pode se sustentar a longo prazo e manter o crescimento no mercado. O mundo está cada vez mais competitivo e as empresas devem investir em estratégias de negócios com o objetivo de explorar novas oportunidades e satisfazer as necessidades de seu público-alvo de forma criativa e inovadora.
Boas ideias não caem do céu, elas requerem tempo e principalmente concentração. Se você busca inovação, mas não se considera muito criativo nós vamos te ajudar! Separamos algumas dicas e ideias que vão te auxiliar a “pensar fora da caixa”:
1 – Ideação – a arte de colocar ideias no papel:
Não existe regra para gerar insights e muitas vezes possíveis negócios surgem através de brainstorming. Coloque todas as ideias no papel, além de ter uma visualização melhor, você não corre o risco de esquecer.
Procure compartilhar suas ideias também, deste modo você pode ter uma noção do nível de aceitação e quem sabe desenvolver melhor o conceito do seu negócio.
2 – Se adapte:
O mundo está acelerado e o comportamento do consumidor está mudando com a diversidade de produtos e serviços e, sobretudo, com a chegada de novas tecnologias.
Por isso, não tenha medo! Realize negócios de valor através do desejo de amadurecer, buscando outros interesses e atingindo novas metas.
3 – Conheça o mercado:
Entrar de cabeça num projeto só dá resultados quando você conhece o mercado no qual vai atuar. Quanto mais conhecimento sobre o consumidor, concorrentes, tendências, entre outros, você tiver mais fácil será para reconhecer a chance de investir.
É importante pensar nos problemas que você poderia solucionar para aliviar a dor do consumidor, por isso se adapte a ele. O cliente espera que sua empresa atenda às suas demandas.
4 – Velhos problemas, novas ideias:
Alguns problemas podem ter mais de uma resolução, principalmente quando a forma que foi feita no século passado deve e precisa ser atualizada conforme as exigências (e materiais) do hoje. Agora só resta aprimorar alguma ideia que possa ser realizada de modo diferente.
Esteja atento às tendências da sociedade e tecnológicas, elas podem te orientar para encontrar ideias. Como dizia Paul Graham, “viva no futuro, então construa o que está faltando nele”.
5 – Comece pelo seu bolso:
Não sabe por onde começar? Comece olhando para onde você está direcionando o seu dinheiro. Quando você analisa as opções e os motivos que o levaram a comprar na empresa A no lugar da empresa B, pode acarretar insights de como fazer algo mais completo ou mais barato, e até mesmo com uma oferta de valor melhor.
Gostou das dicas? Continue nos acompanhando através do Instagram e Facebook.