loader image

Clube Empreendedor

OS GATILHOS MENTAIS MAIS USADOS EM VENDAS

OS-GATILHOS-MENTAIS-MAIS-USADOS-EM-VENDAS

Diariamente temos que tomar diversas decisões, desde as mais simples como escolher a roupa para trabalhar, até as mais complexas, como fechar um negócio. Sem mencionar que as coisas que não decidimos fazer também fazem parte do leque de decisões.

Um dos responsáveis pela tomada de decisões são os gatilhos mentais, ou seja, o caminho que o nosso cérebro toma “no piloto automático”.

Entender os critérios que levam os consumidores a optar por uma coisa no lugar de outra é importante na hora de elaborar uma estratégia de venda.

Os gatilhos mentais podem influenciar na decisão de compra de diversas formas, sendo as principais através da curiosidade, da escassez, da urgência, da prova social, da autoridade, da história, da dor e prazer.

Nesse artigo vamos abordar esses sete gatilhos e como sua empresa pode utilizá-los para converter propagandas em vendas.

 

Provoque a curiosidade

 

Geralmente, a curiosidade é gatilho mais simples de usar sobre seu cliente. Os anúncios que provocam mais curiosidade são objetivos e diretos.

 

Ofereça bônus

 

O gatilho de escassez funciona com possibilidade de o cliente perder algo. Anúncios com vagas limitadas são exemplos, mas os mais eficazes são assuntos relacionados a dinheiro e relacionamento.

A urgência é uma escassez acelerada. Anúncios que limitam o tempo, com visualização de um relógio diminuindo o tempo para ação são exemplos claros. Outra forma de aplicar esse gatilho é oferecer bônus para as pessoas comprarem em determinado período.

 

Confiança na marca

 

O gatilho de prova social funciona com a influência da sociedade. O individuo vai dar preferência a locais com grande movimento ou uma empresa com mais curtidas nas redes sociais, por exemplo.

Quando vemos artistas ou profissionais fazendo propaganda de determinado produto ou marca vemos o exemplo claro de autoridade. Esse gatilho transmite confiança ao seu negócio e consequentemente a conversão em venda.

 

Crie histórias

 

Contar histórias não é só no meio pessoal. Esse gatilho pode manter a atenção de alguém por mais tempo, e ainda aumentar o resultado de suas conversões através da influência emocional. As histórias conectam com seu público alvo, mas, elas precisam ser verdadeiras.

Os gatilhos de dor X prazer agem diretamente nas emoções primordiais das pessoas, no qual todos os gatilhos já citados estão baseados. Ele funciona com a estratégica básica de aliviar ou evitar uma dor e alcançar o prazer.

Gostou das nossas dicas? Fique de olho em nossas mídias sociais (Instagram e Facebook), por lá trazemos sempre novidades e dicas sobre o mundo dos negócios e empreendedorismo.

 

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?