loader image

Clube Empreendedor

O QUE É WEB DESIGN E POR QUE ELE É ESSENCIAL PARA VOCÊ CRIAR SEU SITE

Por: Elcio Hagge

Ao ler estas palavras saiba que você já foi impactado pelo web design. Se no passado o designer era aquela pessoa conhecida por criar objetos, joias e vestimentas, hoje ele é uma peça-chave para que qualquer um possa divulgar os seus produtos online. Esse profissional é responsável tanto pelo visual de um site quanto por permitir que a sua navegação seja fluida e otimizada. Para que você não tenha nenhuma dúvida sobre o assunto, preparamos uma matéria bem completa explicando por que quem quer criar um site (de vendas ou não) precisa ter um web designer em suas vidas. Dá uma olhada!

O que faz um web designer?

Como o próprio nome indica, esse é o profissional responsável por criar o design das páginas web, cuidando para que seu layout esteja sempre bonito e atual. Sabe quando você entra em um blog e de cara pensa “nossa, parece que voltei pra 2005”? Isso porque, assim como ocorre com as roupas, o visual de um site também entra e sai de moda. E é justamente essa sensação de estranhamento que um web designer procura evitar. Esse profissional deve estar atento às mudanças do mercado e sempre pronto para implementar ideias que sejam visualmente atrativas.

Mas não é só! Profissionais mais capacitados na área também utilizam a linguagem da programação. O objetivo é evitar que as páginas que estão criando sofram com problemas que farão as pessoas irem embora na primeira oportunidade. Sites que demoram para carregar ou que não são responsivos para mobile, por exemplo, fazem com que o usuário vá procurar algo melhor em outro lugar. Além disso, o Google, a maior ferramenta de buscas online usada no Brasil, penaliza sites lentos demais.

Taxa de carregamento precisa ser levada em conta

Aí entramos em outra questão: o que seria uma página com uma taxa de carregamento (tempo em que ela leva para carregar completamente) considerada ruim? De acordo com um levantamento divulgado pelo site Akamai, os usuários não esperam mais do que 3 segundos para um site carregar. Ah, e quando estamos falando em visitas por mobile esse tempo cai para 2 segundos. Foi exatamente isso que você leu: antes de contar os dedos de uma mão o seu usuário já foi procurar algo melhor para fazer. E é justamente função do web designer evitar que isso aconteça. Começou a entender melhor a sua importância?

É preciso ter um site responsivo e otimizado

Para quem não sabe, sites responsivos são aqueles projetados para garantir uma boa experiência do usuário em diferentes dispositivos. Sabe quando você abre uma página no celular e vê que ela foi programada apenas para ser usada no computador, fazendo com que você tenha que dar zoom e virar a tela para conseguir ler? Pois é, esse é o exemplo perfeito de um site não responsivo. Em outras palavras, ele responde apenas a um tipo específico de visita, em geral vinda de desktop.

Ok, a parte do responsivo ficou clara. Mas o que seria um site otimizado? Aí nós entramos em outro tópico muito importante: o SEO.

SEO para sites

SEO nada mais é do que a sigla para Search Engine Optimization (ou, em bom português, Otimização de Mecanismos de Busca). Ele se trata de uma série de regras que permitem que os sites fiquem bem-posicionados no ranking do Google ou de outros buscadores. Quando falamos em produção de conteúdo, por exemplo, devemos pensar logo em palavras-chave para o título. Isso porque ao utilizar as mais pesquisadas as chances de o site aparecer nas primeiras páginas de busca aumentam.

E o que isso tem a ver com o web design? Tudo. O SEO também se aplica na área da programação e do layout. Sites responsivos ganham pontos extras, assim como páginas que não demoram muito para carregar – isto é, não possuem imagens que deixam a navegação mais lenta.

Afinal, como criar um site de qualidade?

Com todas essas informações em mente você já deve ter percebido que se o seu objetivo é ser notado online é preciso levar vários fatores em consideração. A boa notícia é que, a internet não solicita que você seja um grande programador e ilustrador, já que é possível fazer um site grátis. Plataformas como o próprio WordPress não possuem custos extras para quem quer montar algo simples e funcional.

No fim, fica a pergunta: é isso que você procura? Simplicidade pode ser eficiente para muitos objetivos, mas não todos. Se você quer chamar alguma atenção nesse oceano que é a internet, precisa começar com o mínimo (como boa taxa de carregamento, responsividade e otimização). Mas de nada adianta ser super eficiente na programática quando o visual remete ao passado e a um conceito desatualizado. Para resolver todos esses problemas temos o web designer, aquele que, como outros designers que vieram antes dele, vai transformar algo bruto em uma ferramenta bonita e funcional.

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Empreendedorismo Feminino

Muitas palavras passam pela minha cabeça, quando penso em empreendedorismo feminino. Principalmente porque, para nós, este é um caminho duas vezes mais complicado, mais difícil

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?