loader image

Clube Empreendedor

Como abrir uma empresa no Brasil?

Quanto custa abrir uma empresa?

 

Ser dono do seu próprio negócio e “chefe de si mesmo” é o objetivo de vida de muitas pessoas. O problema são os obstáculos que surgem nessa empreitada. Como o Clube Empreendedor RJ estimula e incentiva o empreendedorismo brasileiro, nós vamos te orientar em como abrir uma empresa no Brasil.

Qual o custo para abrir uma empresa?

Este valor é variável, pois depende da cidade em que você deseja se instalar. No entanto, uma pesquisa da Firjan, revelou que o custo médio para abrir uma empresa é de 2 mil reais. Este valor pode sofrer uma variação de até 274% entre as cidades do Brasil. Além desse custo inicial, para abrir uma empresa, existem algumas despesas indiretas. O aluguel do local, reforma do ponto comercial e contador devem estar incluídos no orçamento inicial do seu negócio.

Quais os documentos necessários para abrir uma empresa?

Além da criação do CNPJ e inscrição na Previdência Social, existem outras licenças, alvarás e inscrições que você precisa ter para funcionar legalmente. Cada tipo de negócio requer autorizações diferentes. Consultar um contador para saber a legislação correta do seu município é fundamental.

No entanto alguns documentos são necessários para qualquer empresa e vamos falar uma pouco de cada um deles abaixo:

Contrato social

Neste documento, estarão definidas as participações de capital de cada um dos sócios da empresa. Além disso, também estarão definidas as atividades da empresa e seu funcionamento, modelo tributário e participação dos sócios, por exemplo.

Outra etapa é se certificar de que haja disponibilidade para o seu nome razão social, para então, realizar o reconhecimento em cartório com a assinatura de um advogado. É importante avaliar seu sua empresa consegue se enquadrar no Simples Nacional, pois dessa forma é possível reduzir a tributação.

Registro na junta comercial

É necessário realizar o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu estado. A partir desse registro sua empresa existirá oficialmente. Este registro precisa ser feito antes da criação do CNPJ, pois é requisito fundamental para prosseguir no processo de legalização dela.

Alvará de localização e funcionamento

m dos principais documentos emitidos pelo município é o alvará de funcionamento. Você precisa deste documento para que seu negócio esteja autorizado a receber clientes. É necessário que você atenda às condições exigidas por lei para exercer as atividades da sua empresa.

Inscrição estadual

É uma inscrição obrigatória, e possibilita que quem presta serviços de comunicação e energia, e para alguns setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Muitos estados possuem um convênio com a Receita Federal que possibilitam a inscrição estadual pela internet juntamente com o CNPJ, através de um cadastro único.

Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais

Para obter um alvará de funcionamento, é preciso obter algumas autorizações de órgãos de vistoria. Além das inscrições e licenças municipais e estaduais, também pode ser exigida a inscrição em órgãos federais, como o ministério do turismo, ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, polícia federal, e outros. O fundamental é procurar um contador, ele pode te orientar em todas as licenças e inscrições que você precisará, de acordo com seu ramo de atividade.

Dicas importantes para abrir uma empresa

Planejamento é a chave do sucesso na hora de abrir sua própria empresa. É preciso ter os processos bem planejados antes da abertura, para evitar entrar nas estatísticas da grande quantidade de fechamentos de empresas que estão iniciando.

É preciso avaliar a viabilidade do seu negócio. Isto inclui um estudo de mercado consolidado. Além disso, é necessário que se identifique os futuros clientes e suas necessidades, para conseguir apresentar soluções reais, e dessa forma, criar um diferencial para se despontar no mercado.

Considerar recursos do banco no capital inicial é uma escolha arriscada. A baixa lucratividade que pode ocorrer nos primeiros meses, pode não compensar essas dívidas, gerando juros, o que dificultará bastante o desempenho da empresa.

Separar as finanças pessoais das finanças da empresa é algo indispensável. Parece óbvio, mas muitos empreendedores não conseguem fazer isso na prática. Pegar dinheiro do caixa para comprar bens pessoais ou pagar os produtos da empresa com o cartão de crédito pessoal são ações extremamente prejudiciais para sua empresa.

Um empreendedor deve avaliar se está pronto para se tornar um líder. É preciso estudar e conhecer muito todos os processos da sua nova empresa. É importante saber que você será o grande responsável por tomar as decisões do seu novo negócio.

Para tomar essas decisões de forma mais assertiva, recomendamos que você faça cursos de capacitação em algumas áreas, como administração, marketing ou até um coaching empresarial. Estar conectado com pessoas que já tenham aberto empresas, principalmente na sua área e poder trocar experiência com elas é extremamente positivo.

Todos os caminhos que sua empresa seguir será uma responsabilidade sua. Tanto o sucesso como a derrota, dessa forma o ideal é que você esteja capacitado para que as decisões mais importantes não sejam delegadas para terceiros.

O processo de abrir uma empresa no Brasil pode levar uma média 53 dias. Isso o torna um dos processos mais longos em todo o mundo. Ou seja, o Brasil é um país excessivamente burocrático, o que o torna um dos países com menos facilidade de negócios. Então, para ser empreendedor é preciso superar esses problemas. Um contador experiente que te ajude em todo o processo é um grande diferencial.

Outra dica importante é trabalhar com um software de gestão, ao invés de usar papéis ou planilhas de Excel. Assim, você evita que erros sejam cometidos. É interessante que o software possa ser acessado de qualquer lugar, com informações armazenadas na nuvem e atualizadas regularmente e de maneira integrada.

Mesmo com algumas dificuldades, o Brasil ainda é um dos países mais empreendedores do mundo. E nós, do Clube Empreendedor incentivamos fortemente o empreendedorismo no Brasil. Se você deseja participar de um clube de networking com grandes empreendedores do Rio de Janeiro e dessa formar poder trocar experiências e conhecimento, além de oportunidades de negócios, inscreva-se nesta página.

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?