loader image

Clube Empreendedor

AMOSTRA GRÁTIS dos EFEITOS da PANDEMIA nos NEGÓCIOS

A pandemia de coronavírus mudou o funcionamento e o modus operandi de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, o que equivale a 31% do total. Outras 10,1 milhões, ou 58,9%, interromperam as atividades temporariamente. É o que mostra a segunda edição da pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo SEBRAE.

Pelo estudo é possível observar como as formas de atuar dos pequenos empreendedores estão evoluindo neste momento. Entre as empresas que continuaram funcionando, 41,9% realizam agora apenas entregas via atendimento online. Outros 41,2% estão trabalhando com horário reduzido, enquanto 21,6% estão realizando trabalho remoto.

ENXERGANDO a PANDEMIA pelo LADO POSITIVO

Tudo na vida e nos negócios tem o lado positivo e o lado negativo. Neste momento crítico que temos vivenciado as consequências impostas pela pandemia, quem não se adaptar à tecnologia, fica fora do contexto. As mudanças são muitas, e olhando pelo lado positivo o fato é que os empresários necessitam descobrir alternativas para diminuir os riscos, que neste momento são ainda maiores. A transformação tecnológica está em evidência, fazendo surgir diariamente novas profissões, carreiras, novos cargos no mercado de trabalho e oferecimento de novos serviços especializados de tecnologia por profissionais externos. Os empreendedores para vencerem têm que sair da sua zona de conforto, mudar seu modelo mental e desenvolver e potencializar novas competências como liderança para seus colaboradores que estão trabalhando em home office, visão sistêmica, inovação, autoconhecimento, empatia, pensamento estratégico e adaptação as constantes mudanças para não perder a produtividade e competitividade. A tecnologia passa a ser uma ferramenta fundamental para auxílio a estas mudanças e aplicação aos novos tempos gerados pela COVID.

A TECNOLOGIA é ESSENCIAL para as PEQUENAS EMPRESAS

As tecnologias para pequenas empresas podem ser implantadas por recomendações de consultores que nada mais são que ajudas especializadas, que olham fora da caixa e auxiliam o empreendedor a pensar mais no estratégico, sem aumentar o quadro de colaboradores. Com as inovações recomendadas pelos consultores de tecnologia, o empreendedor terá um arsenal de soluções mais completas para sobreviver no mercado e expandir a sua atuação. A automatização dos processos permite a diminuição dos erros e o aumento da eficiência e eficácia das empresas. Como posso aumentar a produtividade? Imagine que, há algumas décadas, todas as vendas em um supermercado eram manuais, por exemplo o caixa precisava calcular o preço dos produtos, fazendo conversões em máquinas de calcular manuais do peso versus o preço por quilo do produto, assim tinha-se o preço total a pagar. Atualmente, um sistema cadastra os produtos e faz a conta automaticamente do preço total dos produtos. O caixa passa os produtos em um leitor e o preço total já sai calculado. O estoque também é reposto automaticamente. Assim o caixa do supermercado, só aperta botão e tudo é calculado, então temos os tempos de trabalho mais otimizados com a produtividade aumentada.

Quanto mais tarefas são deixadas para a tecnologia se incumbir e fazer, mais tempo o empreendedor ganha para cuidar da parte estratégica do negócio e a produtividade dos colaboradores sempre aumenta. A consequência da utilização da tecnologia é um trabalho realizado com mais qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o que deixa a saúde financeira da empresa em dia e em alta. O empreendedor a partir de análises e pesquisas constantes do seu negócio e do mercado pode investir em tecnologia, recomendadas por estes consultores especializados, para conseguir resultados cada vez mais satisfatórios.

BENEFÍCIOS GERADOS pela TECNOLOGIA

Uma pequena empresa precisa de eficiência. Como o orçamento é curto para pagar todas as contas no fim do mês, as soluções tecnológicas se transformam em aliadas na busca pelo equilíbrio financeiro. A boa notícia é que essas tendências estão se popularizando e ficando cada vez mais baratas.

O principal benefício das tecnologias para pequenas empresas é a terceirização das tarefas, o que deixa o dono livre para cuidar das partes mais importantes. A contabilidade, por exemplo, é vista como uma pedra no sapato, mas há plataformas completas desse serviço na internet, com preço acessível, para afastar a burocracia da rotina.

Qualquer negócio pode usar a gestão inteligente para controlar as suas finanças, a inteligência artificial para atrair mais clientes e a Internet das Coisas para aumentar a segurança.

O que já EXISTE HOJE com RELAÇÃO à TECNOLOGIA

Chegou a hora de se entender melhor o que já existe hoje com relação à tecnologia e como ela pode ser aplicada na rotina das empresas em busca de uma maior produção. Algumas soluções dentre muitas.

Pagamentos Digitais

Um dos mercados mais competitivos dos últimos tempos é o das maquininhas de cartão, o que é uma ótima notícia para os empreendedores. O grande número de empresas que oferecem soluções de pagamentos diminui o preço dos equipamentos e gera uma concorrência saudável no setor, traduzida em novas tecnologias acessíveis.

O pagamento por aproximação é uma novidade interessante, em que o cliente só precisa colocar o seu cartão próximo à máquina, e a compra é confirmada. Para o lojista, esse sistema diminui as filas e aumenta o poder de atender rapidamente os clientes, para que não haja espera. Outro ponto é que as pequenas empresas são mais bem atendidas e conseguem negociar taxas mais vantajosas com os fornecedores.

Computação na Nuvem

Esqueça o pen drive, o HD externo e outros meios físicos de armazenamento. Todos os dados da sua empresa e dados em geral devem ser salvos na nuvem, ou seja, em servidores online que armazenam a informação e permitem que você as acesse de qualquer lugar através da web. Precisou de alguma documentação ou informação? É só entrar na internet e baixar o arquivo que ele estará lá.

O mais importante é que o cloud computing, como é conhecida essa tendência, é uma forma mais segura do que os métodos “tradicionais”, porque os arquivos não são corrompidos, não somem se o disco queimar ou se você perder as informações. Os principais servidores têm uma alta proteção aos hackers e garantem a segurança dos seus dados.

Inteligência Artificial

A ideia da inteligência artificial é fazer com que a máquina (computadores) pense e aja igual ao ser humano. A vantagem é que você ganha mais colaboradores na sua empresa sem precisar contratar ninguém aumentando o quadro — apenas os serviços online para solucionar os seus problemas do dia a dia. Atrelando essa tecnologia ao Big Data, é possível entender as necessidades e o perfil do consumidor. Assim as suas intervenções nas redes sociais serão certeiras. Os anúncios na internet são um exemplo clássico da potencialidade do Big Data. Quer atingir mais pessoas para o seu produto ou serviço? Com o Big Data, você será capaz de interagir diretamente com o seu público alvo e personas — o sistema cuida do resto. Ele é capaz de identificar todas as pessoas que seguem esses parâmetros de clientes fiéis e de clientes em potencial e mostrar a peça de publicidade para vender. As possibilidades são ilimitadas.

Atendimento de Clientes

O segredo para conquistar e fidelizar clientes é manter uma comunicação ativa e constante “quem não é visto não é lembrado”. Se o seu negócio é pequeno e não tem orçamento para contratação, a solução é investir em ferramentas como o WhatsApp. Em vez de ligar para saber o valor de um produto, o cliente pode tirar essa dúvida por mensagem. Se você já tem ou pretende abrir um negócio digital, existem soluções para criar um chatbot, que é um robô que tira as dúvidas dos clientes no site. Para os negócios físicos, a dica é criar mensagens automáticas para agilizar o contato e deixar o seu consumidor mais satisfeito. O cliente é a razão de existência de qualquer negócio. Mesmo com atendimento digitalizado, em função da tecnologia, duas coisas são de extrema importância:1) ele não pode esperar nem ficar sem resposta 2) ele deve ter sempre o atendimento presencial e personalizado além do digital.

O olhar produtivo, inovador, sistêmico e tecnológico, neste momento de crise, é o que precisamos aprender para sobreviver e tirarmos bom proveito desta passagem  do COVID. A palavra de ordem é MUDAR com eficiência, aproveitando para ganharmos conhecimento em períodos de home office, onde temos que tornar o nosso tempo melhor aproveitado.

Rumo ao COVID zero!…..nova normalidade…..#novanormal…..

SUCE$$$UUU SEMPR$E !!!

Sérgio Rocha Lima – Consultor, mentor e professor

www.rochalimaconsultoria.com.br

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Empreendedorismo Feminino

Muitas palavras passam pela minha cabeça, quando penso em empreendedorismo feminino. Principalmente porque, para nós, este é um caminho duas vezes mais complicado, mais difícil

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?