loader image

Clube Empreendedor

Quais as principais diferenças entre Incubadora e Aceleradora?

Incubadoras e Aceleradoras

 

Quando falamos de empreendedorismo, é muito comum ouvir falar sobre as famosas incubadoras e aceleradoras. Esses dois conceitos estão diretamente ligados ao desenvolvimento de novos empreendimentos.

Contudo, nem todos os empreendedores sabem qual a diferença entre elas, e como cada um pode ser útil para sua empresa. Por isso nesse artigo você irá descobrir as diferenças entre incubadoras e aceleradoras.

 

Incubadoras

 

Geralmente, as incubadoras são focadas em uma necessidade prévia. Ou seja, elas buscam apoiar projetos que possam ter relação com alguma diretiva da região ou do Governo.

Por isso, as incubadoras irão solicitar o seu plano de negócios. Até mesmo para avaliar a sua viabilidade e se o projeto atende as necessidades prévias. Elas também fazem essa solicitação para ter mais transparência sobre em que irão investir.

Essas iniciativas também aproveitam a disponibilidade de verbas públicas. Tanto para si mesmas quanto para os incubados.

 

Aceleradoras

 

As aceleradoras focam em projetos que possam crescer rapidamente. Elas não estão em busca de uma empresa promissora, mas de uma startup escalável.

Por isso, as aceleradoras irão analisar o seu modelo de negócios. Basicamente, enquanto as incubadoras precisam saber todos os detalhes do projeto, as aceleradoras podem investir apenas em uma ideia.

O dinheiro para investimento das aceleradoras vem de capital privado. Ao contrário das incubadoras que se baseiam, algumas vezes, em verbas públicas.

 

Conclusão

 

De maneira geral, podemos dizer que as incubadoras têm um modelo mais tradicional de investimento. Isso porque elas utilizam consultores para acompanhar os incubados.

Já as aceleradoras se baseiam em sessões de mentoria como conversas, palestras e até workshops. Por isso se destacam muito entre startups.

Ambas as iniciativas podem ajudar um empreendedor com seu projeto. Mas, é necessário avaliar com calma as diferenças entre incubadoras e aceleradoras para saber qual delas é a mais adequada para você.

Gostou desse post? Deixe o seu comentário.

 

 

 

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?