loader image

Clube Empreendedor

Os segredos das empresas de sucesso

 

Algumas empresas são melhores que outras, isto é fato. Pode ser pela autoridade da marca, a inovação, a participação no mercado ou qualquer outro atributo que faça uma boa companhia se destacar no cenário.

O importante para um investidor é que ele seja capaz de identificar os vencedores potenciais antes de se tornarem nomes conhecidos. Dessa forma ele pode apostar suas fichas mais assertivamente, aumentando as chances desse sucesso e lucrando mais no futuro.

Neste artigo, vamos mostrar três segredos das empresas de sucesso, que as tornam bem sucedidas em seus mercados. Aprenda a identificá-los desde cedo, e você pode encontrar seu caminho para o sucesso também.

Vantagem Competitiva

Michael Porter, pioneiro no conceito de vantagem competitiva, dividiu-a em duas formas: vantagem de diferenciação e vantagem de custo.

A vantagem de diferenciação é quando uma empresa fornece um serviço ou produto superior pelo mesmo preço cobrado pelo mercado. A vantagem de custo é quando uma empresa fornece o mesmo serviço ou produto que o mercado, mas por um preço menor.

Porter refere-se coletivamente a estes como “vantagens posicionais”, porque eles definem a posição da empresa como tendo o serviço ou produto líder em sua indústria específica.

Barreiras à entrada

Boas empresas também podem manter seu status elevado se houver barreiras significativamente altas para entrar em seus campos. Isso pode incluir grandes custos fixos, como aqueles associados à fabricação pesada.

Os custos de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo, como aqueles encontrados nas indústrias farmacêuticas ou de desenvolvimento de software também são exemplos. Todos esses custos de entrada podem impedir a concorrência de entrar no mercado, ajudando a empresa a manter seu status de liderança.

Autoridade da marca

Temos a tendência de considerar o valor da autoridade da marca como algo que é concedido quando se olha para o status de uma empresa. Marcas como a Coca-Cola tornaram-se sinônimo de seus produtos. O problema com a autoridade da marca é colocar um valor nesse nome e não há uma maneira fácil de fazer isso.

Um nome tem apenas valor qualitativo, mas pode fornecer um relacionamento de longo prazo entre os produtos ou serviços da empresa e seus clientes. Embora possa ser debatido se essa característica sozinha torna a empresa boa, quando combinada com outras características, pode ser uma poderosa fonte de sucesso.

Liderança de Preços

Não há nada mais poderoso do que fornecer serviços ou produtos comparáveis ​​ao mercado por um preço menor. Em qualquer ambiente econômico, sempre haverá demanda por serviços e produtos de baixo preço.

Ser capaz de chegar ao mercado com preços consistentemente mais baixos em toda a linha pode preencher um nicho no mercado. Isto aumenta a atração de clientes por um longo período de tempo. A chave na liderança de preços é ser capaz de sustentar a qualidade e o preço praticado e afastar os outros que tentam competir nesse espaço.

Gerenciamento acima da média

A qualidade de sua gestão é um grande fator para determinar se uma empresa é bem sucedida e um atributo importante em qualquer equipe de gerenciamento. Gerentes experientes podem não apenas liderar uma empresa, mas também podem fornecer orientação para a próxima geração de gerentes.

Outro atributo revelador é quando a gerência tende a permanecer em uma empresa por um longo período de tempo. Gerentes talentosos podem ser influenciados a mudar de empresa para empresa com pacotes de remuneração atraentes. No entanto, tendem a permanecer em empresas onde gostam de trabalhar e acreditam nos sucessos futuros de sua empresa.

Liderança de Mercado

Uma das características mais importantes para se tornar uma boa companhia é a liderança de mercado. Liderança pode vir de várias formas, mas a reputação que vem junto com este fator é inestimável.

O rótulo de “padrão da indústria” é aquele pelo qual toda empresa se esforça. Exemplos incluem liderar o mercado em qualidade, inovação, atendimento ao cliente ou até mesmo garantias.

A liderança de mercado é provavelmente o status mais difícil de manter. Nenhum concorrente está contente em ser o segundo na indústria. É aqui que entram barreiras à entrada.

Se sua empresa compete em uma indústria com altas barreiras à entrada, é muito mais provável que seu domínio de mercado possa continuar.

As empresas também podem avançar para a liderança de mercado, comprando e fundindo-se a outras empresas de sucesso para melhorar sua participação de mercado e bases tecnológicas.

A conclusão que podemos tirar deste texto, é que embora esses traços, por si só, não contam necessariamente toda a história, eles são fatores importantes para avaliar se uma empresa pode ser reconhecida pelos investidores globalmente como um bom investimento.

Se você é empreendedor ou investidor e deseja estar conectado com as empresas mais promissoras do Rio de Janeiro, cadastre-se no Clube Empreendedor RJ e crie um network poderoso. Clique aqui para se cadastrar.

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?