loader image

Clube Empreendedor

Os 7 maiores desafios para novos empreendedores

desafios-para-começar-a-empreender

 

O empreendedorismo vem com uma série de desafios. Desafios recompensadores, porém difíceis. Empresários experientes têm que lidar com isso, não importa há quanto tempo eles estejam no negócio. Tentar estabelecer uma marca, igualar-se ou superar a concorrência e manter seu negócio rentável é um desafio, não importa há quantos anos você esteja no mercado.

No entanto, para empreendedores iniciantes e jovens, há alguns desafios únicos que são especialmente difíceis de superar. Se você está apenas entrando no jogo, ou se está pensando em se tornar um empreendedor, esteja preparado para enfrentar (e vencer!) esses sete obstáculos significativos:

1 – Abandonar a carreira

Se você começar a se dedicar para construir um negócio de sucesso, será quase impossível gerir simultaneamente outra carreira. Você pode gerenciar um projeto do seu negócio paralelamente, durante as noites da semana e fins de semana, mas se você quiser uma chance de crescer significativamente, inevitavelmente, terá que sair da sua rotina normal de trabalho.

Afastar-se de uma promissora e estável carreira para algo imprevisível é assustador, especialmente se você nunca dirigiu um negócio antes. Infelizmente, não existe uma maneira fácil de decidir isso. O importante é pensar em sua decisão de forma lógica e não ignorar seus instintos. As recompensas valerão a pena.

2 – Financiamento

Empresários experientes não têm facilidade quando se trata de financiar um novo negócio, mas eles têm algumas vantagens sobre os recém-chegados. Eles podem ter uma reserva de capital de um negócio que eles venderam anteriormente ou um fluxo constante de receita que eles podem usar para financiar o fluxo de caixa de um novo negócio.

Mesmo que o primeiro negócio deles tenha acabado, eles provavelmente fizeram com que os contatos de investimento e as conexões dos clientes fossem suficientes para dar uma vantagem em uma nova empresa. Como um novo empreendedor, você estará começando do zero, o que significa que você precisará começar uma rede de contatos de forma intensa e precisará pensar em todas as suas possíveis opções de financiamento. Clique aqui e saiba como participar de uma rede de contatos importantes.

desafios-para-começar-a-empreender

3 – Criar um time de sucesso

Isto é um pouco difícil se você nunca executou ou gerenciou uma equipe antes, mas mesmo que você tenha experiência de gerenciamento, escolher o time certo para uma inicialização é estressante e difícil. Não basta encontrar candidatos que preencham certos papéis, você também precisa considerar seu custo para o negócio, o ajuste à cultura da sua empresa e como eles funcionarão como parte de sua equipe geral.

Tais considerações são particularmente difíceis quando você está sob a pressão de preencher essas posições o mais rápido possível. Neste assunto, possuir uma boa rede de contatos é fundamental para garantir boas indicações e referências para futuros colaboradores.

4 – Ser visionário

Como fundador da sua organização, você deverá buscar ideias. Quando um concorrente emergir, será sua responsabilidade apresentar um plano de resposta. Quando seu time atinge um obstáculo impenetrável, seu trabalho será elaborar um plano alternativo para avançar.

Isso exige um pensamento criativo, e esqueça o famoso “ócio criativo”, os empresários raramente têm o luxo do tempo. Quanto menor a experiência que você tiver, mais pressão você sentirá por isso. Porém, ao superar o problema, maior será seu reconhecimento e sucesso.

Os-7-maiores-desafios-para-novos-empreendedores

5 – Lidar com o desconhecido

Quanto tempo você deseja que o seu negócio dure? Quão rentável será seu negócio? Os clientes gostariam do seu produto? Você poderá se dar um salário fixo? Nenhuma dessas perguntas tem uma resposta sólida e confiável, mesmo em startups com base em ótimas ideias e com todos os recursos que eles teoricamente precisam.

Esse fator desconhecido significa que sua estabilidade no trabalho vai cair e muitos dos seus planos de longo prazo permanecerão em segundo plano à medida que surgirem novos desafios. Lidar com essa volatilidade é uma das partes mais difíceis na vida de um novo empreendedor e requer controle emocional, o que é uma das chaves para o sucesso.

6 – Criação de regras

É divertido ser o chefe até que você precise impor algo. Mais cedo ou mais tarde, você terá que apresentar as regras que o seu negócio se manter (desde o número de dias de férias seus trabalhadores poderão ter até o protocolo adequado para apresentar uma queixa sobre um colega de trabalho). Esses detalhes não são divertidos de criar e não são divertidos de pensar, mas são necessários para todos os negócios.

7 – Tomada de decisão

Acredite ou não, este é provavelmente o desafio mais estressante nesta lista. Novos empreendedores são forçados a tomar dezenas de decisões por dia, desde decisões importantes, que afetam a empresa, até pequenas, afetando as horas. Tomar muitas decisões não é fácil, e a maioria dos empreendedores novos poderá achar desgastante, mas se você estiver preparado para esta nova rotina, o sucesso estará muito mais próximo.

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?