loader image

Clube Empreendedor

Gerações Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha: Como seus comportamentos influenciam os negócios

Conheça as gerações Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha

Dentro do universo corporativo, conhecer os Baby Boomers e gerações X, Y, Z e Alpha é muito importante. Isso porque os comportamentos de cada uma dessas gerações podem influenciar significativamente nos negócios.

A partir desse conhecimento é possível identificar hábitos e aproveitar ao máximo o potencial de cada uma das gerações para garantir bons resultados.

Pensando nisso, reunimos nesse post algumas características que definem bem as gerações que podem causar algum tipo de influência no seu empreendimento.

Confira!

Conheça as gerações Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha

 

Baby Boomers

Os Baby Boomers são as pessoas que nasceram entre as décadas de 40 e 60, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Por conta da educação mais rígida, essa geração tem como principal objetivo a ascensão social e, por isso, valorizam muito o compromisso com a empresa.

Por existir um grande abismo entre eles e seus pais, adotaram um estilo de vida próprio e a televisão era a principal ferramenta de comunicação.
Foi nessa geração que surgiram os ideais de liberdade, como o feminismo e os movimentos civis a favor dos negros e homossexuais. A cultura hippie também surgiu nessa época, juntamente com protestos contra a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã.

 

Geração X

A Geração X é dos indivíduos que nasceram entre as décadas de 60 e 80. Ela tem uma visão bastante revolucionária, até mesmo por já terem feito parte de marcos históricos importantes.

As pessoas dessa geração valorizam a estabilidade financeira, e tem uma visão profissional que salienta o crescimento profissional. Uma grande característica dessa geração é medir o sucesso pessoal através da aquisição de bens palpáveis, como automóveis e casas próprias.

 

Geração Y

São os nascidos entre 1980 e 1990. Por terem nascido em um período de crescimento e prosperidade essas pessoas veem o trabalho mais do que qualquer coisa como uma fonte de aprendizado.

Apesar de ser uma geração workaholic, apaixonada por produtividade, eles sempre estão em busca do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e a preocupação com a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho e na vida pessoal é um ponto forte.

 

Geração Z

Nasceram entre a década de 90 e os anos 2000. Por terem nascido em um boom tecnológico, estão sempre em busca de novas oportunidades e, ao mesmo tempo procuram colaborar com outras pessoas.

Esta geração tem uma veia empreendedora forte, visando trazer um diferencial para a sociedade. Pessoas nascidas neste período valorizam mais experiências (viagens, intercâmbios, projetos sociais e eventos em geral), do que bens materiais.

 

Alpha

São os nascidos a partir de 2010. É considerada a geração da inteligência, uma vez que tem acesso a ferramentas e estímulos que as outras gerações não tiveram.

Essa geração nascida na era digital, tem bastante facilidade em aprende e lidar com tecnologia. É possível que formalidades como diplomas e faculdades comecem a perder a importância, e que novas características, exclusivamente humanas, sejam priorizadas devido à evolução da inteligência artificial.

Conhecer as diferentes gerações da nossa sociedade e seus comportamentos é fundamental em dois sentidos. Primeiro, para que você consiga alinhar trabalhadores de diferentes idades, de modo que eles trabalhem em sintonia. E, segundo, para conhecer melhor os hábitos e necessidades dos seus consumidores, e atingir melhor seu público.

 

Gostou do post? Então não deixe de comentar abaixo!

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?