loader image

Clube Empreendedor

Entenda o que é uma Startup na prática e se sua empresa se encaixa neste conceito

O que é uma Startup

No meio empreendedor, o termo “startup” está em alta. A definição dessa palavra significa uma empresa, geralmente de tecnologia, que está começando sua operação no mercado. Estas organizações ainda não têm seu desenvolvimento completo e, por isso, passam pela fase de pesquisas. Para que você entenda melhor o que é uma Startup na prática e descubra se sua empresa se encaixa neste conceito, escrevemos este post, confira:

Uma das principais características dos fundadores de Startups é assumir o papel de empreendedor, ao invés do papel de empresário. A modalidade é baseada na ideia de fazer um trabalho que foge do comum e pode assegurar um bom lucro. Uma companhia que atua nestes moldes, portanto, transforma seu serviço em dinheiro a partir do modelo de negócios criado. Cabe a cada empresa encontrar o plano adequado.

Mas você sabe o que dizem os especialistas? Continue lendo para saber!

Porém, também existem certas discordâncias em relação à definição exata de o que é uma Startup. Há estudiosos que asseguram que qualquer companhia que esteja iniciando no mercado se encaixa neste conceito. Já outros, afirmam que é preciso que a empresa tenha sido fundada com baixos custos e crescer rapidamente, garantindo uma boa lucratividade.

Mesmo com essas divergências, o conceito de que a empresa precisa apresentar um projeto inovador, viabilizando a possibilidade de um futuro promissor, com um modelo de negócios adequado, é senso comum para que as instituições se encaixem nesta modalidade.

O lado financeiro

A maioria das empresas neste modelo já são fundadas com uma boa perspectiva de gerar receita. Isso facilita a atração de investidores, fazendo com que elas cresçam ainda mais rapidamente.

Muitas vezes, estas empresas criam um modelo de negócios em que sejam, até mesmo, compradas integralmente por organizações maiores. Existe também o caso de conseguirem um investidor-anjo interessado no negócio.

Um investidor-anjo se caracteriza por uma pessoa física que coloca seu próprio dinheiro na empresa, apostando no modelo de negócios. Em geral, são pessoas experientes no ramo empreendedor, dessa forma, também ajudam a Startup com seus conhecimentos no mundo do empresarial.

Você pode ler mais sobre Como atrair um investidor para sua empresa clicando no link.

O que é uma Startup na prática?

Resumindo, para que uma empresa seja considerada uma Startup, ela precisa se enquadrar nos seguintes critérios:

  • A presentar uma proposta inovadora ao mercado;
  • Possui um formato de negócio escalável;
  • Ter seu desenvolvimento baseado em novas tecnologias;
  • Possui baixo custo inicial para realização do trabalho;

Futuro promissor

Segundo dados da Pesquisa Lado A e Lado B do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), publicada em 2015, os empreendedores desse setor são jovens, com média de 33 anos e alto grau de escolaridade. Dentre eles, 48% tinha emprego antes de iniciar a startup. E com o tempo, 73% passaram há dedicar seu tempo integralmente a ela.

A pesquisa também indicou que operações relacionadas ao setor de serviços são as que mais recebem aporte de investidores, com 97% dos investidores. Em seguida, os setores mais procurados são: comércio com 50%, indústria com 47% e o agronegócio com 23% de interesse dos investidores.

No setor de serviços, os nichos de maior preferência dos investidores que buscam um negócio inovador são: educação com 30% de interesse, seguido de tecnologia com 30%, saúde com 27% de interesse, transporte/mobilidade urbana com 22% e serviços financeiros com 17%.

E você, tem uma ideia inovadora? Junte-se ao Clube Empreendedor RJ clicando aqui, nós promovemos encontros mensais entre pessoas do meio empreendedor, gerando Networking e possibilitando a criação de novos negócios e parcerias.

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?