loader image

Clube Empreendedor

Engajamento é o novo segredo do empreendedorismo

Engajamento

O engajamento tem se tornado o grande diferencial das empresas, principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas e à obtenção de resultados superiores. Existe um novo dia-a-dia, cansativo, formado por novas tendências e novas demandas que chegam a uma velocidade inédita.

Quem vive de perto a rotina de lideranças já percebeu que a cobrança é cada vez maior, ela vem de todos os lados. Os profissionais precisam defender e implementar as mudanças. E além dos funcionários mais maduros, há também um novo grupo, mais jovem, e já adaptado ao novo.

O PAPEL DOS EMPREENDEDORES

E os empreendedores? Podemos considerar que estão acompanhando a busca por inovação e transformações constantes das novas gerações? Estamos cientes do dinamismo que a diversidade de perfis, nacionalidades e gerações trazem para o negócio?

Produtividade e motivação estão em alta nas empresas. Porém, cada vez mais, os novos profissionais têm muito mais opções de carreira, tanto em relação à formação, como em relação a cargos de trabalho. Eles buscam um ambiente para inovar e implementar novos conceitos. E quando esses profissionais não encontram este ambiente nas empresas, acabam optando pelo empreendedorismo através de algo que atenda o propósito de vida deles.

COMO SURGE O ENGAJAMENTO

É neste cenário que surge o tema engajamento, em uma visão mais global. Não se trata apenas de reter os profissionais mais talentosos e de alto potencial. Os empreendedores precisam criar uma ligação com as áreas menos mensuráveis da empresa, como a qualidade de vida do colaborador, o local físico, as formas de reconhecimento e projeção de carreira.

O engajamento pode ser considerado como a ligação afetiva, de valores e de objetivos entre a empresa e os funcionários. É preciso promover a sustentabilidade dos resultados. Para isso, os empreendedores precisam de um alto índice de energia, comprometimento, resiliência, entusiasmo e busca por desafios.

Além disso, o grau de autonomia, oportunidade de aprender, e o reconhecimento meio de feedback construtivo, formam um conjunto poderoso, que leva o profissional a sentir-se realizado e, consequentemente, feliz.

O grande segredo do empreendedorismo atual é manter o alto nível de engajamento, mesmo em situações de crise econômica. Este é um fator crítico para o sucesso dos negócios.

VANTAGEM ESTRATÉGICA

Esse engajamento vem se transformando em uma vantagem competitiva, e quando aliada à estratégia e inovação, faz a empresa decolar para o sucesso. Para alcançar esse patamar, são exigidos muito trabalho, ética e transparência. E com isso, o resultado pode ser a criação de um cenário fortalecido, único e imbatível.

Infelizmente, nem todas as pessoas têm um espírito motivado e aquelas sem paixão estão presentes em todos os ambientes: nas famílias, nos grupos de amigos e inclusive nas empresas. São aqueles chamados “desengajados”. Eles geralmente são negativos em relação ao futuro, têm uma baixa ligação emocional com a empresa, não se adaptam a novas ideias e não gostam de mudanças.

No entanto, para tudo existe uma solução. Boa parte desses profissionais é produtiva e pode assumir um novo comportamento, quando vivenciam uma reversão positiva desta situação.

Por sua vez, os “ativamente desengajados” não se sentem incluídos na empresa, disseminam a insatisfação e a indiferença pela instituição. O ambiente onde circulam acaba sendo contaminado por sua negatividade. Não é saudável que estes profissionais sejam mantidos na empresa, já que sua principal atitude é causar a desunião.

Criar um engajamento verdadeiro não é fácil mesmo, mas é o grande segredo para o sucesso das empresas atuais. Empreendedores que conquistam este objetivo obtêm um ambiente extremamente produtivo, com líderes que inspiram e possuem uma excelente ligação com seus subordinados. Os resultados se tornam mais expressivos e a capacidade de passar por crises também.

Se você gostou deste conteúdo, cadastre-se em nosso clube clicando aqui, nós promovemos encontros mensais para estimular o empreendedorismo e networking no Rio de Janeiro.

Até a próxima!

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?