fbpx

Para gerar mais vendas numa empresa, antes de mais nada, é preciso ter um plano de crescimento estabelecido. Por meio de uma visão detalhada do mercado e clientes é possível definir táticas certeiras.

Por causa da conveniência, as vendas realizadas na internet crescem mais rapidamente do que nas lojas físicas. Porém as Lojas Americanas implantou uma tática em que o sucesso de vendas realizadas na loja online está diretamente relacionado às lojas físicas.

Através do serviço click and collet (C&C), a empresa permite aos seus consumidores comprar na internet e realizar a retirada numa loja física de sua preferência.

De acordo com o relatório do banco Safra, essa ação de integração entre o online e o offline está sendo benéfica para as Lojas Americanas já que a entrega em diferentes lugares é complicada e cara, o que pode gerar descontentamento entre os seus consumidores. Outro ponto positivo para a empresa é o aumento das vendas em pontos fixos, isso porque mais de metade dos indivíduos que vão buscar sua encomenda acabam comprando compram algo extra.

Segundo apontam pesquisas realizadas pelo Google, a possibilidade de compra online com entrega na loja física ficou mais intensa este ano, mesmo no período de Black Friday no Brasil, que é uma ação promocional característica do digital.

Apesar de parecer uma tática simples, o serviço de C&C é uma tendência forte que aumenta a conversão de vendas.  Dentre os fatores que podem influenciar na decisão de compra estão a redução do prazo para disponibilizar o produto, redução de custos para o consumidor (já que não é tem cobrança de frete) e redução de custos na última milha (que representa em torno de 28% dos custos totais nas entregas).

Tendo em vista essas características, pode-se dizer que esse modelo de click and collet é benéfico tanto para a empresa, quanto para o seu consumidor.

Luís Cláudio de Souza Leão é um Engenheiro Carioca. Ícone do empreendedorismo, é o CEO da AGF Correios São Luiz Gonzaga, sendo ela uma das maiores do Rio de Janeiro. Em sua luta por direitos dos empresários e empreendedores, atua como Diretor-Presidente no Clube Empreendedor RJ, Presidente da Câmara Setorial de Sustentabilidade Meio Ambiente e Regularizações na Câmara Rio, Coordenador do BNI Respeito e Diretor do G10

%d blogueiros gostam disto: