loader image

Clube Empreendedor

Como dizer não para seu cliente e se sair bem dessa

Como dizer não para seu cliente

Os modelos de consumo mudaram — e, como você já deve imaginar, o seu cliente também. Com todas as transformações que vêm ocorrendo, embora o foco dos empreendimentos continue sendo na persona, o relacionamento entre a marca e os consumidores deixou de ser algo estritamente comercial.

Hoje, não basta o empreendedor se preocupar em vender produtos de qualquer maneira, é preciso ir além e resolver problemas reais.

Fomos ensinados desde sempre que o cliente tem sempre razão. Essa foi a fórmula padrão para conquistá-los durante muitos anos. Mas será mesmo que o seu cliente está sempre correto? E, caso ele não esteja, como proporcionar uma boa experiência mesmo sem atender ao seu pedido?

Saiba que às vezes é preciso dizer não para o cliente, mesmo que você ainda não saiba como fazer isso sem prejudicar a relação. Isso é o que você vai descobrir agora mesmo neste post! Continue lendo.

 

1. Não enrole

 

Independentemente da razão pela qual você precisa dizer não para o cliente, não omita e não fuja de dar um retorno! Uma das piores atitudes para ter com alguém que confia em seus serviços ou em sua marca é prometer “analisar a situação” mesmo já sabendo que não será possível resolver.

Não espere o cliente cobrar para respondê-lo. Se você não souber o que dizer na hora, corra para planejar algo e lembre-se de deixar bem claro que a opinião dele é sempre importante e decisiva, mesmo que não naquele momento.

 

2. Seja honesto

 

Se você já está planejando o retorno para o cliente, aproveite a oportunidade para ser totalmente honesto sobre o motivo da sua negativa. O pedido dele não condiz com seu planejamento estratégico? Você não tem recursos para atender à necessidade dele?

Explique cuidadosamente o motivo de você não conseguir atendê-lo. Essa é uma chance de ele conseguir enxergar o seu lado e manter a relação com sua empresa.

 

3. Tente encontrar soluções

 

Você sabe que o princípio norteador da vida do empreendedor é buscar soluções para os problemas do consumidor. Portanto, não deixe o seu cliente na mão apenas porque você não pode ajudá-lo da forma que ele imagina.

Encontrar alternativas junto com ele será de grande valor para o relacionamento entre vocês. Quem sabe um de seus parceiros de negócio não consiga ajudar?

Além disso, procure mostrar sempre o lado bom da sua marca ou produto. Por exemplo, se ele tem um problema relacionado a uma característica do seu produto que há pouca ou nenhuma chance de ser mudada, lembre-o de um ponto fortíssimo e mostre que sua mercadoria ou serviço vale muito a pena!

Dizer não para o cliente sempre será uma situação difícil, porém, você não deve se esconder ou assumir um risco no qual ainda não enxerga valor.

Existem outras formas de lidar com isso e garantir um bom relacionamento — ter valores como honestidade, sinceridade e empatia são os grandes diferenciais que criam empresas de destaque pelo tratamento humanizado.

Gostou do nosso conteúdo? Então, confira agora 5 dicas para vender mais e atrair clientes!

 

 

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?