fbpx

Quando começa dezembro é natural uma mudança de clima no ambiente de trabalho. Depois de 11 meses, muitos já estão visando as férias coletivas ou as festividades de final de ano, até mesmo os clientes entram em recesso, fazendo com que a produtividade caia. Porém, não necessariamente isso precisa ocorrer.

Tão importante quanto começar o ano animado é terminar o anterior se sentindo motivado e disposto. Confira nossas dicas de como manter a produtividade nessa etapa final na sua empresa:

 

1. Direcione seus colaboradores:

 

Nem sempre um funcionário ocupado é um funcionário produtivo e pode ser que isso ocorra porque ele quer. Para incentivar a produtividade é preciso ter a percepção de que as atividades que lhe foram atribuídas de fato contribuem para atingir as metas da empresa.

Um bom caminho é começar a pensar as formas para simplificar o processo, ganhar tempo e assim garantir o aumento da produtividade.

 

2. Planejamento de campanhas e controle de riscos:

 

Antecipação é ação que permite terminar um ano sem estresse ou imprevistos bobos. Se sua equipe está alinhada e já tem programado um calendário de atividades, com prazos definidos e pré-aprovados pelos clientes, dezembro vai passar mais rápido e de forma produtiva.

Problemas em cima da hora podem ocorrer em qualquer empresa, em qualquer setor. E não é preciso prender seu funcionário até mais tarde se foi criada uma gestão de riscos. Logo de início constatar quais as prováveis ameaças e problemas, delineie um plano de ação e faça uma supervisão dessas ações.

 

3. Faça uma retrospectiva da empresa:

 

Já dizem por aí, “o que é bom deve ser lembrando”. Realizar uma retrospectiva dos meses anteriores, mostrando os bons resultados pode incentivar os funcionários. Também apontar pequenos problemas que devem ser corrigidos podem acarretar mudanças para entrar de pé direito no próximo ano.

 

4. Viva a motivação:

 

Sair um pouco da rotina, mesmo no horário de trabalho, pode ser benéfico quando direcionado para o conhecimento. Um exemplo são palestras motivacionais que podem relaxar, descontrair e ensinar simultaneamente. Assim, você está conduzindo seus funcionários para um trabalho mais dinâmico e eficiente.

 

5. Reconhecimento:

 

A comemoração de resultados obtidos é uma boa maneira de motivar seus funcionários, porém como cada um tem seu valor, é ver seu trabalho reconhecido a sua maior realização.

Aproveitando que seus clientes, ou a maioria, vai entrar de recesso, por que não oferecer férias coletivas? Você garante que seus colaboradores voltem recarregados e com mais disposição para o próximo ano.

 

6 . Fortaleça vínculos:

 

Não só de funcionários sobrevive uma empresa. Por esse motivo, procure fortalecer vínculos com clientes, fornecedores e outros parceiros através de e-mails, mensagens ou pequenos mimos.

 

Com essas dicas o fim será muito mais fácil manter a produtividade na reta final deste ano!

Luís Cláudio de Souza Leão é um Engenheiro Carioca. Ícone do empreendedorismo, é o CEO da AGF Correios São Luiz Gonzaga, sendo ela uma das maiores do Rio de Janeiro. Em sua luta por direitos dos empresários e empreendedores, atua como Diretor-Presidente no Clube Empreendedor RJ, Presidente da Câmara Setorial de Sustentabilidade Meio Ambiente e Regularizações na Câmara Rio, Coordenador do BNI Respeito e Diretor do G10

%d blogueiros gostam disto: