loader image

Clube Empreendedor

6 Regras básicas para não atropelar seu Networker

6 regras simples do networking.

Para fazer um bom networking é preciso seguir algumas regras de conduta para sempre manter as portas abertas. O mundo é muito pequeno e se você mantém portas abertas com um, as portas se abrirão com outros, simples assim. Vou exemplificar aqui bem de forma pragmática para você entender, não errar e continuar sempre abrindo seu leque de conhecimento.

Se seu amigo ou parceiro de trabalho te apresentou para um bom contato, aqui vão regras básicas:

1- Não apresente nada na reunião que não tenha sido acordado com seu amigo antes.

Seu networker pode se sentir traído e passado para trás. Cuidado, sempre combine tudo antes e não tente vender mais do que foi acordado, mesmo que você sinta que a situação deixou. Se for o caso, dê uma introduzida no assunto para abordar em outra ocasião e se, e somente se, o seu networker liberar na hora, você prossegue. Mas mesmo assim é arriscado demais.

2- Não tente se vender demais a ponto de desqualificar o amigo que te apresentou o contato.

Isso te queima com os dois. Acredite. Ninguém gosta de ser diminuído nem que diminuam outro na sua frente. E lembre-se, mesmo que o contato novo seja super gente boa, ele ainda é mais próximo de quem te apresentou, não importa a afinidade que vocês tiveram de primeira.

3- Se o contato não te der o telefone ou e-mail, não peça, continue fazendo a comunicação pelo seu amigo. Se for muito necessário, peça ao seu amigo depois o número e endereço.

Talvez o contato não quer alguém enchendo o saco dele para fazer uma venda e se sinta invadido, e de quebra o seu amigo networker se sinta atropelado. Fique na sua, refaça seu contato pelo seu amigo. Confie. Melhor do que atropelar e fechar duas portas ao invés de uma.

4- Caso o contato te dê o número dele ou você já tenha, ANTES de ligar para continuar, avise seu amigo. Peça uma sugestão.

Tudo bem, a reunião foi ótima e o contato te adorou. Antes de continuar ligue para seu amigo e avise que continuará fazendo o negócio, isso deixará ele satisfeito e seguro para te apresentar mais gente, além de a par de tudo quando o encontrar com o contato e ele comentar sobre o negócio. Ele poderá até ajudar mais.

5- Se for contactado pelo contato, avise também. E sempre dê notícias do andamento, até que vc perceba que não há necessidade, (com bom senso) ou seu próprio amigo fale que não precisa mais.

Importante! Continue dando feedbacks. Mas de forma tranquila e sem incomodar ninguém. Vai chegar uma hora que seu networked ficará satisfeito e falará para você tocar sozinho. Ele já estará seguro e terá confiança em você, e o melhor, pronto para te abrir outra porta.

6- Se não deu certo e for tentar outra aproximação ou começar algo novo com esse contato, independentemente do tempo, informe seu amigo!

Bom. O primeiro papo foi bom, mas não rendeu nada. Você tem o telefone do contato. Antes de entrar em contato novamente, da aquele toque no seu amigo. Ele pode acabar te ajudando novamente. Caso você sinta que o problema foi seu amigo networker, fale com ele mesmo assim, deixando claro que você abrirá a porta por sua conta dessa vez.

Quem não segue essas regrinhas básicas, fecha portas. Gera desconfiança e medo de atravessamento e atropelo. Abrir porta é difícil, fechar é fácil, cuidado que o vento que bate uma porta fecha até janela!

Essas 6 regras te ajudarão a manter laços fortes com seus networkers! E o principal, vão dar segurança e confiança para que eles te apresentem seu melhores contatos!

Bom networking!

 

Rafael Ponzi
CEO Clube Empreendedor

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?