loader image

Clube Empreendedor

10 perguntas para descobrir se seu novo negócio tem potencial

Novo negócio

Costumamos encarar nossos planos como infalíveis e inéditos. Mas, mesmo que analisemos nossas ideias por diversas perspectivas, só poderemos ter certeza de que a nossa nova ideia de negócio tem potencial, colocando todas as ações necessárias em prática. Além disso, precisamos lembrar que o risco é inerente aos novos negócios.

Fazer com que uma excelente ideia vire negócio, vai depender dela cumprir alguns requisitos. A boa notícia é que esses requisitos podem ser analisados bem no início do processo de criação do seu novo negócio. Dessa forma é possível se adaptar e se transformar, à medida que obstáculos apareçam.

Para que você consiga entender se seu novo negócio tem potencial para crescer e se tornar um empreendimento de sucesso, separamos 10 perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de implantar definitivamente uma nova empreitada.

1 – Qual será o seu público alvo?
2 – Seu público alvo PRECISA do que sua empresa oferece?
3 – O que fará com que os clientes consumam seus produtos/serviços?
4 – Sua empresa tem um diferencial para chamar de seu?
5 – Você conhece seus concorrentes e sabe como eles podem reagir a sua entrada no mercado?
6 – Você tem recursos para sustentar seu novo negócio (caso precise) por um longo prazo?
7 – Você conhece todos os riscos que seu novo negócio pode correr?
8 – Sua ideia é escalável? Ela é facilmente replicável e expandida?
9 – Seu novo negócio virá apenas como uma novidade que pode cair no desuso ou gera valor?
10 – Sua ideia está alinhada com seus sonhos e valores internos?

Além dessas 10 perguntas iniciais, existem outras questões que devem ser analisadas no detalhe, mas se a sua resposta for positiva para estas perguntas, as chances de sucesso são multiplicadas.

Por fim, é recomendável elaborar um plano de negócios, que deve ser detalhado e bem executado. No plano de negócios, você pode avaliar a viabilidade da sua nova empresa, e se preparar melhor para os desafios que surgirem.

Para mais dicas e conteúdos como estes, cadastre-se em nosso Clube Empreendedor clicando aqui  e você ficará por dentro de tudo que compartilhamos, além de poder participar dos nossos eventos, onde sempre trazemos grandes palestrantes e estimulamos o networking.

Compartilhar:

Buscar

Mais matérias

Franchising: Treinar é possível

O dilema dos franqueados é a grande necessidade de qualificação para a equipe diante de determinados desafios. Dentre eles: a falta de mão de obra

O mundo das franquias

A franquia é um tipo de empreendedorismo coletivo – franqueado, funcionários e o franqueador – e formado nesta coletividade que faço deste texto uma convocação

Cadastre-se e receba novidades

Acompanhe nas redes

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá empreendedor! Como podemos te ajudar?